Orzil News
Brasília, March 28, 2024 10:59 PM

Defesa apoia Justiça e Segurança Pública com instrução militar a agentes da Penitenciária Federal

  • #ministerio-da-defesa
Publicado em: 04/07/2019 13:07 | Atualizado em: 04/07/2019 14:07

O Ministério da Defesa (MD), por meio do Exército Brasileiro (EB), firmou parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para que militares daquela Força pudessem realizar instruções práticas aos agentes federais de execução penal da Papuda, Penitenciária Federal de Brasília.

“A finalidade é melhor preparar os servidores do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que dão segurança para as instalações presidiárias federais, contra novos tipos de ameaças do crime organizado contra unidades prisionais”, afirmou o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Walter Marinho, Chefe da Seção de Operação Complementar do MD.

esta imagem não possui descrição

Os profissionais do Depen foram treinados exclusivamente na área do entorno da Papuda. Na última quarta-feira (26), eles passaram por simulações em pontos sensíveis e proteção de área crítica, além de adestramento de armamento de uso exclusivo das Forças Armadas e execução de patrulhamento no entorno do estabelecimento prisional.

“Esse tipo de instrução está previsto no artigo 17-A da Lei Complementar 97, de 1999. Trata-se de uma cooperação com órgãos federais, entre outras formas, para aprimorar as medidas de segurança”, disse o comandante Marinho.

No total, os militares do Comando Militar do Planalto da tropa mecanizada e do Batalhão de Polícia do Exército estão envolvidos nesse treinamento desde o início de junho. Os militares não atuaram na área interna do presídio, nem tiveram contato com os apenados, limitando-se a desenvolveram suas atividades na sua área externa. A parceria entre MD e MJSP ocorreu somente no Distrito Federal.

Por Capitão-Tenente Fabrício Costa

Fotos: Exército Brasileiro

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

[show_course id=”820,817″]