Orzil News
Brasília, March 29, 2024 5:29 AM

Defesa apresenta PROFESP e Projeto João do Pulo na Comissão de Assuntos Sociais do Senado

Publicado em: 31/05/2019 20:05 | Atualizado em: 31/05/2019 20:05
Crianças, que realizam atividades PROFESP no Grupamento de Fuzileiros Navais, acompanham apresentação dos programas
Crianças, que realizam atividades PROFESP no Grupamento de Fuzileiros Navais, acompanham apresentação dos programas

No programa, as atividades são realizadas por estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino, no período contrário ao escolar. Já o projeto João do Pulo está em fase de implementação e, no momento, atende pessoas com deficiência, priorizando crianças e adolescentes em condições de insegurança social.

A explanação do General Smicelato ocorreu na 2ª parte da sessão da CAS, presidida pela senadora e atleta Leila Barros (PSB- DF). No início da apresentação, destacou os 7º Jogos Mundiais Militares que serão realizados em outubro deste ano, na China. Também falou sobre a proximidade de eventos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Explicou, ainda, que o PROFESP, criado inicialmente para oferecer práticas esportivas, hoje, inclui outras atividades para melhor contribuir na formação cidadã de crianças e adolescentes. “Além do esporte, inserimos outras atividades como reforço escolar, atividades culturais, de promoção à cidadania, referentes a segurança alimentar” esclareceu.

Desde sua criação em 2003, o PROFESP já atendeu mais de 200 mil crianças e adolescentes
Desde sua criação em 2003, o PROFESP já atendeu mais de 200 mil crianças e adolescentes

O diretor do Desporto Militar explicou que o Projeto João do Pulo (PJP) visa uma ampliação do PROFESP, para jovens, crianças e adolescentes portadores de deficiência. “Atualmente temos cerca de 220 alunos atendidos em todo o Brasil. A partir do segundo semestre deverá ser implementada a ampliação em quatro núcleos experimentais”, disse.

Desde sua criação em 2003, o PROFESP já atendeu mais de 200 mil crianças e adolescentes. Para este ano, a expectativa é que 30 mil crianças e jovens participem das atividades recreativas. O Programa Forças no Esporte está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito e Federal atendendo cerca de 108 municípios.

Durante a apresentação de números do programa, o General Smicelato informou que custo mensal de cada criança ao Programa é de R$ 250 reais. Segundo o diretor, devido ao caráter inclusivo e social dos programas, a médio e longo prazos, os mesmos podem obter resultados expressivos na área social do país.

Para o General, desenvolver as iniciativas também é uma forma de fortalecer a soberania nacional. “Quando reunimos num programa atividades com educação, inclusão social e sentimento de pertencimento, na somatória disso, estamos trabalhando o fortalecimento de nossa soberania” declarou o General.

No fim da apresentação, a senadora Leila relatou ter trabalhado com crianças em situação de vulnerabilidade social e, muito emocionada, destacou a importância do PROFESP. “Certamente essas crianças tem um envolvimento muito forte com vocês. Então eu me emociono justamente por isso”, disse.

Diretor do DDM, General Smicelato, e senadora e ex-atleta de vôlei, Leila Barros (PSB- DF)
Diretor do DDM, General Smicelato, e senadora e ex-atleta de vôlei, Leila Barros (PSB- DF)

No PROFESP há 3 meses, a amazonense da etnia mura, Meury Marques Prado, 13 anos, está morando em Brasília e integra o núcleo do programa, no Grupamento de Fuzileiros Navais, localizado na região central da capital federal.

Bastante integrada ao grupo, Meury falou sobre a oportunidade de participar da reunião no Congresso Nacional. “Foi incrível, eu só tinha visto pela televisão”, comentou animada.

Um grupo de crianças e adolescentes que realizam atividades do PROFESP, no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, acompanhou a apresentação do Programa no Senado Federal.

Por Lane Barreto

Fotos: Alexandre Manfrim/ASCOM MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

[show_course id=”819″]