Orzil News
Brasília, April 24, 2024 10:05 PM

Desastres naturais levam nove municípios brasileiros à situação de emergência

Publicado em: 20/11/2018 11:11 | Atualizado em: 20/11/2018 11:11
Regiões atingidas estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul

Por Assessoria de Comunicação

Brasília-DF, 19/11/2018 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em nove municípios brasileiros. As cidades já podem solicitar apoio do Governo Federal para restabelecimento de serviços essenciais e socorro à população. A medida foi divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19).

A seca foi o motivo do reconhecimento em Tauá (CE) e nas cidades mineiras de Itinga e São Geraldo do Baixio. A estiagem continua trazendo danos aos municípios de Antônio Cardoso (BA), Moreilândia (PE), Porto dos Volantes e Vargem Grande do Rio Pardo, em Minas Gerais. Já Capão do Leão (RS) e Condeúba (BA) foram atingidos por vendavais e enxurradas, respectivamente.

Apoio federal

As prefeituras de localidades atingidas por desastres naturais podem solicitar apoio da União por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Para isso, autoridades locais devem preencher um formulário disponibilizado na plataforma. Os dados serão analisados pela Sedec e, se aprovados, os recursos são repassados pelo Ministério da Integração Nacional.

Acesse a portaria.

Licitações e Contratos – Visão do TCU
06 e 07 de dezembro de 2018 / Brasília – DF
Curso Completo com foco no correto entendimento e nas principais regras da Lei nº 8.666/93, além de aspectos polêmicos e recentes alterações normativas. Inclui principais falhas e irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Informações Completas+