Orzil News
Brasília, April 19, 2024 1:45 PM

Informe! Divulgados os resultados de pesquisa sobre gestão de projetos no Ministério da Economia

  • #projetos
Publicado em: 04/05/2022 17:05 | Atualizado em: 04/05/2022 17:05
Iniciativa é importante para compreender o ambiente de gestão de projetos na visão dos servidores do órgão

OComitê Estratégico de Desburocratização, Inovação, Processos e Projetos (CDIPP) aprovou a divulgação do informe “Ambiente de Gestão de Projetos do Ministério da Economia em 2021 na visão de seus colaboradores” em sua última reunião, realizada em 28 de abril.

O documento apresenta os resultados da pesquisa aplicada entre novembro e dezembro de 2021 e aberta a todos os servidores interessados em participar espontaneamente.

A pesquisa contemplou assuntos como o grau de conhecimento dos servidores na temática gestão de projetos; a atuação em atividades mais relacionadas a projetos ou em trabalhos rotineiros; a utilização de técnicas e ferramentas de gestão no dia a dia; e a participação em cursos na área.

Essa foi a primeira vez que uma pesquisa ampla sobre o tema Gestão de Projetos foi realizada com a possibilidade de participação de todos os servidores do Ministério da Economia. Além de ser fonte de aprendizado, também foi oportunidade de compreender melhor a visão dos colaboradores do órgão sobre a questão.

O informe traz como alguns dos pontos relevantes o fato de 40% dos servidores que responderam à pesquisa relatarem conhecer “muito” a temática Gestão de Projetos, e que 75% já utilizam alguma ferramenta de gestão durante o trabalho. Além disso, 24% dos respondentes possuem certificação ou pós-graduação em Gestão de Projetos ou participaram de cursos na área entre 2020 e 2021.

As respostas foram analisadas visando à obtenção dessas e de outras percepções que possibilitem compreender o ambiente de gestão de projetos. Os resultados serão utilizados pelo CDIPP em estudos e planejamento de ações que busquem o aumento da maturidade do Ministério.

Leia o informe na íntegra.

fonte ME


Elaboração e Análise de Projetos

 

22 e 23 de junho de 2022
24 e 25 de agosto de 2022

08h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento R$ 2.747,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo. (Valor de Investimento: R$ 1.747,00) Conteúdo Completo+

Curso Especial para convenente e concedente, com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de PROJETOS E PLANOS DE TRABALHO de Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Parceria, Termos de Fomento, Termos de Colaboração e Termo de Execução Descentralizada – TED.

Objetivo: Capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Parceria, Termos de Fomento, Termos de Colaboração e Termo de Execução Decentralizada, através de conhecimentos e exemplos, práticos, claros e precisos, capazes de aperfeiçoar as atividades e,  consequentemente, proporcionar maior eficiência, eficácia e efetividade às políticas públicas.

*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2008. +Recente Atualização Janeiro 2022.

CURSOS ESPECIAIS:
– Plataforma +Brasil Completo
– Plataforma +Brasil Obras
– Plataforma +Brasil TED
– Entendendo A Nova Legislação de Convênios
– Emendas Parlamentares
– Captação de Recursos Federais
– Editais de Chamamento Público
– Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho
– Fiscalização e Acompanhamento de Convênios
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise
– Principais Falhas e Irregularidades Apontadas pelo TCU
–  Como Responder Diligências e Notificações dos Órgãos de Controle (TCU e CGU)
– Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021
Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+
Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

Conforme disposto na Portaria Interministerial nº 424/2016, os programas, projetos e atividades de interesse recíproco, dos órgãos e entidades da administração pública federal com outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, serão executados mediante transferências de recursos financeiros efetivadas por meio de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria.

Segundo a Lei nº 13.019/2014, as parcerias entre a administração pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSC), em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante à execução de atividades ou de projetos, previamente estabelecidos em planos de trabalho, decorrentes de transferência de recursos financeiros, devem ser formalizados através dos Termos de Colaboração e Termos de Fomento.

Decreto nº 10.426/2020, traz aspectos referentes à elaboração e análise do Plano de Trabalho, necessários para celebração de Termo de Execução Descentralizada (TED), com vistas à execução de ações de interesse recíproco ou de interesse da unidade descentralizadora.

Plataforma+Brasil é a ferramenta, com dados abertos, onde são operacionalizados:  Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Parceria, Termos de Fomento e Termos de Colaboração.  Em breve, os Termo de Execução Descentralizada – TED também serão operacionalizados pela respectiva Plataforma.

O Projeto e o Plano de Trabalho são premissas para celebração dos instrumentos, aqui citados, devendo ser elaborados e analisados em observância aos dispositivos legais que regem a matéria. Requer conhecimentos técnicos e equipe qualificada. Neste sentido, é essencial capacitar a equipe que atua tanto na elaboração quanto na análise dos Projetos e Plano de Trabalho.

Em muitos casos, os instrumentos não são firmados em decorrência de projetos e plano de trabalho mal elaborados, preenchimento incorreto, inobservância das diretrizes e normas legais por parte dos proponentes. Em outros, os projetos são aprovados ou reprovados, equivocadamente, pelo concedente, devido à falta de parâmetros claros e conhecimentos técnicos essenciais para analisá-los, gerando transtornos e dificuldades para as equipes de execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial, se for o caso. Tais fatos podem ser evidenciados, constantemente, nos Acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e nos Relatórios da Controladoria Geral da União (CGU).

A elaboração e a analise inadequada dos Projetos pode inviabilizar à execução do instrumento. Para tanto, a correta elaboração e análise de projetos constitui-se, assim, requisito imprescindível para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas ao tema.

O conteúdo programático do curso é completo, abrangendo a realização de ATIVIDADES PRÁTICAS e ROTEIROS que vão contribuir e aperfeiçoar para elaboração e análise de projetos.

Apresentação Vídeo+