Orzil News
Brasília, March 28, 2024 5:37 PM

DNIT aprimora supervisão de serviços e obras aquaviárias no Brasil

  • #mrosc
  • #ministerios
  • #obras
  • #programas-de-governo
  • #programas
Publicado em: 20/10/2020 21:10 | Atualizado em: 20/10/2020 22:10
Com o novo relatório será possível aperfeiçoar o acompanhamento das informações sobre a execução de programas nos empreendimentos aquaviários.

Com o objetivo de melhorar a eficiência na gestão dos serviços de manutenção da infraestrutura aquaviária, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou a nova Instrução Normativa para supervisão e gerenciamento de obras e serviços aquaviários. O novo modelo de relatório visa aprimorar o acompanhamento da execução dos programas de construção, operação e manutenção dos empreendimentos.

O novo método padroniza as informações prestadas pelas empresas supervisoras. Com isso facilitará a gestão dos prazos e o controle da qualidade das entregas para maior celeridade no fluxo dos desembolsos e no recebimento das obras e serviços. Também será possível acompanhar a execução dos serviços nas Instalações Portuárias, Eclusas, Dragagens, Derrocagens, Desobstruções, Sinalizações/Balizamentos e Levantamentos Hidrográficos.

Além disto, as equipes do DNIT utilizarão as informações dos relatórios de supervisão/gerenciamento para consolidação e divulgação de dados referentes aos empreendimentos. O novo modelo de relatório simplificará o acesso a informações técnicas sobre diferentes aspectos como: níveis da água, controles pluviométricos, boletins sobre as dragagens Fluviais e Marítimas, ocorrências dos projetos, registros de não conformidades, cronogramas físico-financeiros, entre outros.

DAQ – A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT conta com 22 setores hidroviários. A Autarquia possui unidades aquaviárias nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT

Cursos Presenciais – Dezembro 2020+