Orzil News
Brasília, April 25, 2024 5:19 PM

DNIT dá início a estudos visando a eliminação de conflitos ferroviários em centros urbanos

Publicado em: 03/03/2021 23:03
Municípios estão localizados em MG, PR, SC e RS
Prosefer.jpeg

Em 2021, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início a quatro contratos para realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) visando a solução de conflitos Ferroviários em municípios situados em Minas Gerais e na Malha Sul, localizada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os investimentos totalizam R$ 1,5 milhão.

Em Minas Gerais, o EVTEA está sendo realizado nos municípios de Bambuí e Santa Luzia. Já em Santa Catarina, os estudos são nos municípios de Mafra e São Bento do Sul. No Rio Grande do Sul, o EVTEA está sendo realizado no município de Cruz Alta.

E no Paraná, os estudos serão realizados em Ponta Grossa e Piraquara. Neste estado, também estão em andamento os EVTEAs contratados ao final de 2020 para soluções de conflitos nos municípios de Arapongas, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva e Sarandi, bem como de Paranaguá e Morretes.

Para eliminar os conflitos ferroviários nestes municípios, a empresa contratada deverá avaliar alternativas como construção de contornos ferroviários, transposições em desnível com segregação da linha, alteração de localização de pátios e instalações ferroviárias e rebaixamento da linha férrea.

A resolução desses conflitos é um dos objetivos do Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER, desenvolvido pelo DNIT por meio da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF-DNIT).

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT