Orzil News
Brasília, March 28, 2024 11:22 PM

Economia lança versão aberta do Painel de Raio-X

  • #siconv
  • #ministerio-da-economia
Publicado em: 21/02/2020 15:02 | Atualizado em: 21/02/2020 16:02

GESTÃO

Cidadão poderá acessar indicadores estratégicos utilizados na tomada de decisão de gestores

O Ministério da Economia disponibilizou, nesta quinta-feira (20/2), o acesso público ao Painel de Raio-X da Administração Pública Federal. Essa ferramenta tem o objetivo de fomentar o aprimoramento da gestão pública por meio do uso de dados, além de ampliar a transparência e simplificar o acesso a informações gerenciais dos órgãos e entidades do Executivo Federal. Simples e intuitiva, a nova solução digital já está disponível para todos os cidadãos.

 “O painel é mais um instrumento de transformação do Estado para a modernização da nossa gestão. Com ele, os gestores têm uma visão completa e integrada da Administração Pública Federal. E conseguimos dar clareza e transparência dos nossos atos para a sociedade”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia, Paulo Uebel.

Desenvolvido pela SEDGG, o Painel oferece uma visão integrada, possibilitando analisar as unidades organizacionais do governo por meio de diversas perspectivas temáticas. A ferramenta consolida uma série de indicadores estratégicos sobre orçamento primário; composição e característica da força de trabalho; estrutura de cargos e funções; evolução do processo de transformação digital e adesão dos órgãos às soluções de modernização oferecidas pelo governo.

“A maior parte das informações disponíveis no Raio-X já eram públicas. A novidade é que o Painel se propõe a oferecer uma visão holística da Administração por meio de uma navegação mais interativa, dinâmica e transversal. Queremos que os dados que subsidiam a gestão cheguem à sociedade”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

A primeira versão da ferramenta, criada em 2019, foi desenvolvida como instrumento de apoio à gestão, com acesso restrito aos gestores públicos. À medida que as ações de transformação vêm sendo implementadas, por meio do Raio-X, os dados e a própria plataforma têm evoluído. “Concluímos que o Painel poderia oferecer também aos cidadãos a oportunidade de acompanhar as iniciativas do governo e de entender melhor a realidade da Administração”, acrescenta Heckert.

Além da consulta rápida por temas, a busca também pode ser personalizada por órgão e entidade. O Raio-X oferece ampla base de dados atualizados mensalmente, com opções de consulta às informações e uso de gráficos, facilitando o agrupamento e o cruzamento dos dados. O usuário poderá saber, por exemplo, qual é o quantitativo de servidores federais por sexo, faixa etária e quantos estão em exercício fora do seu órgão de origem (cedidos); o quantitativo de cargos e funções comissionados por ocupação, faixa etária, sexo e tipologia; a despesa anual por natureza; o quantitativo orçamentário das despesas obrigatórias e discricionárias; o processo de digitalização dos serviços; entre outros filtros.

Por ser a primeira versão do módulo aberto, a plataforma digital apresenta dados descritivos sobre as instituições. A proposta é que, ao longo do tempo, sejam incorporadas novas métricas, indicadores de resultado e publicações que possibilitem uma melhor prestação de contas por parte do Estado. Ainda este ano, serão incorporadas as dimensões de Custeio Administrativo e de Patrimônio da União.

Conheça as funcionalidades do Painel de Raio-X:

[show_course id=”880,881″]

[show_course id=”890,885″]