Orzil News
Brasília, April 23, 2024 2:50 PM

Edição 260 da RBEP está disponível na plataforma OJS

Publicado em: 13/05/2021 17:05

LINHA EDITORIAL

Primeira publicação de 2021 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) é composta por dez artigos na seção de Estudos e três na seção de Relatos de Experiências
Colaboradores: Larita Arêa
Esta edição da RBEP apresenta trabalhos relacionados aos campos da história da educação, da educação inclusiva, da educação superior e da educação de jovens e adultos. Crédito: Ascom/Inep

Esta edição da RBEP apresenta trabalhos relacionados aos campos da história da educação, da educação inclusiva, da educação superior e da educação de jovens e adultos. Crédito: Ascom/Inep

OI nstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira, 11 de maio, a primeira edição de 2021 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). A publicação de número 260 está disponível no portal da Autarquia e é composta por diversos artigos, escritos por 36 autores de 13 estados, representando 17 instituições de educação superior de todas as regiões do Brasil.

A nova edição da RBEP apresenta trabalhos relacionados aos campos da história da educação, da educação inclusiva, da educação superior e da educação de jovens e adultos. São dez artigos na seção de Estudos e três na seção de Relatos de Experiências. Entre os destaques estão os seguintes estudos: “Objetivos educacionais e avaliações em larga escala na trajetória da educação superior: Enem, Enade e a complexidade cognitiva na retenção do fluxo”; “Ensino médio público no passado e no presente: visões de docentes de distintas gerações do Distrito Federal”; “Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro”; “O atendimento educacional especializado para os educandos com autismo na rede municipal de Manaus” e “Elementos fundamentais para o design de jogos digitais com o foco no treino de competências e habilidades de estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática”.

Uma novidade dessa edição é a gravação de vídeos com relatos dos especialistas sobre a experiência vivida no desenvolvimento das pesquisas. A partir de agora, as gravações farão parte de uma playlist específica da revista no canal do Inep no YouTube. O primeiro vídeo é das autoras do artigo “A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para a formação de professores”, Carmelita Maria Gomes e Ana Paula Sandes, que contam como foi o processo de pesquisa para a monografia de conclusão de curso. O estudo, que também tem Suzana Santos Libardi como autora, apresenta uma reflexão acerca da importância da formação em pesquisa dentro das licenciaturas.

RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

Plataforma OJS – A RBEP fica hospedada na plataforma OJS (Open Journal System), um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados publicações e periódicos científicos. As edições da RBEP podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Confira a edição nº 260 da RBEP

Assista ao vídeo

fonte

Assessoria de Comunicação Social do Inep