Orzil News
Brasília, April 20, 2024 3:47 AM

Edital selecionará organizações da sociedade civil para elaborar referencial do programa Moradia Primeiro

Publicado em: 03/03/2021 14:03 | Atualizado em: 03/03/2021 14:03
Candidatas devem ter experiência no atendimento à população em situação de rua
Edital vai selecionar organizações da sociedade civil para implantação do programa Moradia Primeiro

Estão abertas as inscrições para o edital que vai selecionar projetos para o desenvolvimento de um referencial para a implantação do programa Moradia Primeiro (Housing First) no Brasil. Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos poderão se inscrever até o dia 26 de março de 2021. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPG/MMFDH), e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

“O Housing First é reconhecido internacionalmente como o modelo mais eficaz para superar a situação de rua. Com o resultado deste edital teremos um referencial brasileiro completo, com um curso gratuito, estudo de viabilidade econômica, guia e modelo de projeto para implantação nos estados, municípios e DF”, destaca o coordenador-geral da População em Situação de Risco da SNPG, Carlos Alberto Ricardo Júnior.

Para serem consideradas elegíveis, as organizações da sociedade civil devem ter experiência comprovada no atendimento à população em situação de rua, além de atenderem aos demais requisitos informados no edital. Os interessados podem encaminhar as propostas de projetos para o e-mail [email protected], até às 23h59, pelo horário de Brasília, do dia 26 de março.

Saiba mais

O modelo Housing First, no Brasil chamado de Moradia Primeiro, parte do princípio do acesso imediato de uma pessoa em situação crônica de rua — mais de cinco anos na rua, uso abusivo de álcool e outras drogas e com transtorno mental — a uma moradia segura, individual, dispersa no território do município e integrada à comunidade. Ao entrar no projeto, a pessoa passa a ser acompanhada por uma equipe técnica especializada, formada por profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de responder às demandas apresentadas pela pessoa e apoiá-la a permanecer na moradia.

A metodologia Housing First vem demonstrando ser uma tecnologia inovadora, com alto grau de eficiência no seu processo de implementação, de acordo com os resultados alcançados por outros países.. Além disso, o modelo é econômico para a gestão pública e tem uma taxa de 80 a 95% de permanência dessas pessoas na moradia.

Acesse o edital.

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]