Orzil News
Brasília, April 19, 2024 8:58 PM

Em evento sobre inovação, FNDE lança Núcleo de Métodos Quantitativos

Publicado em: 20/03/2019 15:03

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Em evento sobre inovação, FNDE lança Núcleo de Métodos Quantitativos

Iniciativa foi uma das novidades apresentadas nesta terça-feira, 19, e marcou o início do projeto de Gestão Estratégica e Financeira na autarquia

Ações inovadoras marcaram o lançamento do projeto de Gestão Estratégica e Financeira no FNDE, nesta terça-feira, 19. Uma delas foi o lançamento do Núcleo de Métodos Quantitativos, unidade que ficará responsável pelo tratamento de dados, modelagem estatística e estabelecimento de indicadores a serem usados para subsidiar a tomada de decisões estratégicas da autarquia a partir de agora.

O evento também contou com palestra do Senador Oriovisto Guimarães, a primeira de uma série de diálogos que serão realizados envolvendo servidores e colaboradores do FNDE para discutir a gestão estratégica da educação no Brasil. Na ocasião também foi lançado o projeto do livro Gestão Estratégica das Finanças Públicas para a Educação, em parceria com a Casa da Moeda. cursos especiais+

“Esse evento marca o início da segunda metade do século do FNDE. Nós consideramos que essa segunda metade de século será uma grande referência para melhorar a nossa responsabilidade para com a entrega social do Brasil, para melhorar a educação, para qualificar os nossos trabalhos naquilo que a sociedade brasileira espera de todos nós”, afirmou o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli.

Em sua palestra, o senador Oriovisto Guimarães, que também é economista, empresário e autor de livros na área de educação, ressaltou a importância da figura do professor, bem como dos diretores como exemplos a serem seguidos pelos estudantes. “Existe sempre um ambiente, um campo psicológico que interfere conosco. A alma da escola é esse campo, é como esses alunos são recebidos”, destacou o senador, lembrando-se da importância do FNDE como parte do corpo que compõe a estrutura educacional no Brasil.

Parceiro do FNDE na implementação do projeto do livro Gestão Estratégica das Finanças Públicas para a Educação, o Diretor de Inovação e Mercado da Casa da Moeda do Brasil, Ary Vicente de Santana, reforçou que a Casa da Moeda abraçou o desafio que está sendo lançado para implementar um novo paradigma na área de educação. “Com certeza, com o decorrer do tempo, poderemos fazer muito mais para poder colocar à disposição da educação esse know how e expertise que a Casa da Moeda adquiriu ao longo desses anos”, disse o diretor.

Núcleo de Métodos Quantitativos

O Núcleo de Métodos Quantitativos do FNDE surge com a proposta de utilizar técnicas avançadas da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial para analisar dados e números relevantes à gestão do FNDE, tendo como objetivo a garantia de uma melhor avaliação dos indicadores que envolvem a educação no Brasil.

De acordo com Vladimir Araujo, Coordenador-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas do FNDE, a iniciativa simboliza um marco tecnológico e fundamental para o avanço das políticas de educação no país, visto que os trabalhos do núcleo trarão precisão e agilidade no tratamento dos indicadores levantados.

“No seu relatório de gestão, o FNDE sempre faz um esforço imensurável de transformar dados em informação, de transformar informação em conhecimento. Isso nada mais é do que gestão e governança de dados. E isso é feito manualmente. É evidente que a tecnologia aplicada a isso sempre vai ser mais rápida”, afirmou o coordenador-geral ao discorrer sobre os resultados do seu projeto intitulado Malha Fina, que trabalha a gestão de riscos por meio da mineração de dados.

Coordenador do núcleo, o Chefe de Gabinete do FNDE, André Monat, falou sobre a importância da nova proposta de trabalho para subsidiar a base estratégica da autarquia. “Gostaríamos muito que o FNDE se tornasse um órgão gestor estratégico da educação brasileira e que nós pudéssemos levar a educação para níveis cada vez mais altos”, enfatizou Monat.

Também esteve no evento o Diretor de Governo do Banco do Brasil, Ênio Mathias. Além da assinatura do Documento que institui o Núcleo de Métodos Quantitativos, ainda foi assinado o memorando de entendimento para cooperação técnica do projeto de lançamento do livro Gestão Estratégica das Finanças Públicas, em parceria com a Casa da Moeda.
[show_course id=”790, 793, 807″]