Orzil News
Brasília, March 29, 2024 5:59 AM

Em Frente, Brasil: Ministério da Cidadania investe até R$ 500 mil para capacitação de jovens

  • #ministerio-da-cidadania
Publicado em: 26/11/2019 16:11 | Atualizado em: 27/11/2019 08:11

QUALIFICAÇÃO

Processo destinado a cinco municípios vai apoiar o desenvolvimento de cursos profissionalizantes para jovens que cumprem medidas socioeducativas em regime fechado

O Ministério da Cidadania vai investir até R$ 500 mil no desenvolvimento de cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 21 anos inseridos no Cadastro Único e que cumprem medidas socioeducativas em regime fechado. O repasse, por meio da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana, será feito após processo seletivo envolvendo os municípios que integram o programa Em Frente, Brasil, escolhidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em razão dos altos índices de criminalidade. São eles: Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE), São José dos Pinhais (PR) e Cariacica (ES).

As prefeituras interessadas em participar devem encaminhar propostas até esta quarta-feira (27) pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, o SICONV (http://plataformamaisbrasil.gov.br). O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro.

A secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, destaca que os recursos serão destinados às prefeituras que irão contratar os cursos de acordo com as necessidades locais. Segundo a secretária, a iniciativa tem o objetivo de dar uma nova chance para que os jovens possam mudar de vida e ter mais oportunidades. “Vamos oferecer qualificação para que eles possam acessar o mercado de trabalho, ter um emprego e uma vida adequada àquela que a sociedade e a família esperam”, ressaltou.

Em Paulista (PE), o programa Qualifica Jovem prioriza a participação de pessoas com algum tipo de deficiência e beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família. O coordenador, Adriano Diniz, afirma que o incentivo do governo federal a programas profissionalizantes nos municípios gera inclusão, renda e cidadania. “Oferecer oportunidades mexe com a autoestima da juventude. Mostra para eles que são cidadãos e podem mudar de vida”, enfatizou.

O Ministério da Cidadania também vai buscar parcerias com empresas para oferta de vagas de trabalho aos jovens e disponibilizar outros cursos de qualificação por meio do Progredir.

Em Frente, Brasil

A iniciativa do Ministério da Cidadania integra o programa Em Frente, Brasil, projeto-piloto coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de enfrentamento à criminalidade violenta com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios. “Nós estamos colaborando com um projeto importante para o Brasil. Essa parceria faz com que esse jovem entre no caminho certo, diminua a violência e as pessoas possam ter de fato uma nova vida”, concluiu a secretária nacional, Rita Passos.

A proposta do governo federal alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas para promover a transformação das realidades socioeconômicas das regiões. Além dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Cidadania, fazem parte do projeto-piloto a Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos, Economia, Saúde, Desenvolvimento Regional e Educação.

*Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

[show_course id=”860,867″][show_course id=”873,870″]