Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:41 AM

Em parceria com Facens e Parque Tecnológico de Sorocaba, MCTI inaugura Centro de Referência em IoT e Tecnologias 4.0

Publicado em: 01/05/2021 16:05 | Atualizado em: 01/05/2021 16:05
Objetivo é que centro ofereça programas para promoção do ensino, formação, popularização da ciência e promova o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento local

IMG_3481-2-1.jpg

Foto: Leonardo Marques – SEAPC/MCTI

OMCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Centro Universitário Facens, inaugurou nesta sexta-feira (30), o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 FACENS-MCTI, em Sorocaba (SP). O objetivo da iniciativa é criar um local para demonstração prática de soluções em IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) em áreas definidas pelo ministério como prioritárias no Plano Nacional de Internet das Coisas, como Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0.

O projeto faz parte do Acordo de Cooperação Técnica para inovação digital assinado durante a inauguração entre o Parque Tecnológico de Sorocaba, a Facens e o MCTI. A ideia é que o centro ofereça programas para a promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia no país, promovendo o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento das demandas locais, com o engajamento da indústria, academia e governo.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância da união de esforços entre o governo, parlamento, academia e outras instituições para o sucesso das políticas públicas.

“Em um momento tão difícil para o mundo inteiro, a gente vê a importância da união, de todos trabalharem juntos para a gente ter sucesso. No nosso país, isso é extremamente importante.  Cada vez mais a gente vê a necessidade do trabalho em conjunto. Eu queria parabenizar todos que tem trabalhado junto conosco, agradecer a possibilidade de juntos fazermos brilhar a estrela do país para o futuro, para as próximas gerações”, afirmou.

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP) ressaltou a importância de os investimentos em ciência e tecnologia se transformarem em novas soluções e empregos. “A gente tem aqui nessa parceria da Facens com o ministério aquilo que a gente entende que é a melhor forma de trazer resultados por meio da ciência, tecnologia e inovações, a tríplice hélice, governo, centros de pesquisa e indústria. Isso faz com que os recursos públicos que vão para aa ciência e tecnologia gerem soluções para a sociedade, riqueza e empregos que tanto precisamos”.

Segundo o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga, trazer tecnologias para melhorar o desenvolvimento da cidade e qualidade de vida da população é um dos objetivos da gestão. “Quando nós fomos para esse desafio de cuidar de uma cidade tão importante quanto Sorocaba, nós sabíamos que precisávamos levar para a população um atendimento adequando na educação, saúde e o desenvolvimento de nossa indústria. Não haveria como fazer isso sem trazer a tecnologia para dentro da prefeitura e da nossa cidade. Participar desse evento vai ao encontro daquilo que planejamentos para nossa cidade”.

O Centro de Referência estará integrado ao Smart Campus Facens, que é um laboratório voltado a solucionar problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade, por meio de projetos que tornem as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. Confira abaixo a transmissão do evento:

 

Fonte MCTI