Orzil News
Brasília, April 25, 2024 1:05 PM

Especialistas criticam proposta que prevê aprovação prévia do Senado para empréstimos externos do BNDES

Publicado em: 10/05/2018 13:05 | Atualizado em: 10/05/2018 13:05
10/05/2018 12h12

Especialistas criticam proposta que prevê aprovação prévia do Senado para empréstimos externos do BNDES

Debate do projeto ganhou força após calote sofrido pelo BNDES em empréstimos à Venezuela e a Moçambique. Superintendente do Banco disse que esses atrasos são exceções

 ..
Especialistas criticaram nesta quarta-feira, em audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação, o Projeto de Lei Complementar (70/15) que exige a aprovação prévia, pelo Senado Federal, de empréstimos dos bancos públicos brasileiros para investimentos no exterior. Segundo os debatedores, essa medida aumentaria o custo-Brasil, prejudicaria as exportações e afetaria a geração de empregos e renda no País.

A audiência foi sugerida pelo relator da proposta, deputado Hildo Rocha, do PMDB do Maranhão, que questionou os debatedores sobre suas posições.

O debate desse projeto ganhou força depois de um calote sofrido pelo BNDES em empréstimos à Venezuela e a Moçambique. O superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES, Leonardo dos Santos, defendeu a continuidade dos empréstimos do BNDES, apesar dos problemas com os países que deixaram de pagar suas dívidas com o banco:

“Esses atrasos de Moçambique e Venezuela são exceções. E como se tratam de entes soberanos, diferentemente de uma empresa privada, que pode quebrar e ser descontinuada, um ente soberano não deixa de existir, ele volta a pagar. E os dois países já disseram que vão voltar a regularizar os seus pagamentos.”

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, afirmou que é preciso fortalecer o apoio às exportações para reduzir o custo-Brasil, agravado por fatores como burocracia, carga tributária e legislação trabalhista.

O gerente-executivo de Política Industrial da Confederação Nacional de Indústria (CNI), João Emílio Padovani, disse que o incentivo à exportação não é coisa de Terceiro Mundo nem um mau negócio. Ele é contra a autorização prévia do Senado para investimentos do BNDES no exterior, por considerar que já existe controle do uso dos recursos:

“Me parece um sistema bastante saudável e bastante bem controlado, com resultados muito positivos. Então, colocar uma etapa adicional, dentro do BNDES, do Congresso Nacional, do Ministério da Fazenda, me parece uma coisa desnecessária.”

O autor do projeto é o deputado Diego Andrade, do PSD de Minas Gerais. A proposta precisa ser votada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, além do Plenário da Câmara.

Reportagem – João Pitella Junior

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Elaboração de Documentos Oficiais

Ênfase na metodologia e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta documentos oficiais: memorando, ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem, segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e o Manual de Redação da Presidência da República.

11 e 12 de junho de 2018 / Brasília – DF