Orzil News
Brasília, March 28, 2024 10:20 AM

Este é o primeiro passo crucial antes de tentar voltar ao escritório

Publicado em: 14/09/2020 11:09 | Atualizado em: 14/09/2020 11:09

Segundo uma pesquisa da KPMG, 51% dos executivos planejam chamar parte de seus funcionários de volta ao escritório até o fim do ano

Esqueça as divisórias de acrílico. Antes de fazer qualquer grande plano de mexer no escritório para o retorno ao trabalho presencial, as empresas precisam olhar minuciosamente para um fator: os funcionários estão prontos para retornar?

Se a adaptação para o home office integral foi um desafio, a volta ao presencial se mostra ainda mais difícil. Após meses afastados do local, o contágio comunitário de covid-19 ainda acontece em todo o Brasil. Pessoas com doenças pré-existentes ou que moram com idosos ainda temem pela sua saúde e da família. E as crianças continuam fora das escolas.

São diversos fatores que tornam difícil o trabalho em casa, mas obrigar os funcionários a retornar ao presencial pode comprometer ainda mais seu desempenho. Ainda assim, as companhias estão aos poucos retomando suas atividades nos escritórios.

Segundo uma pesquisa recente da consultoria KPMG com 1.124 executivos de todas as regiões brasileiras, 51% deles planejam chamar uma parte de seus funcionários de volta ao batente presencial até o fim do ano. Desse total, quase um terço vai fazer isso ainda em setembro.

No levantamento, somente 26% dos executivos declaram que pretendem deixar a decisão para 2021. Ainda assim, o número aumentou em comparação com a pesquisa no mês anterior. Antes, apenas 9% deixaria a volta para o próximo ano.

O sócio da KPMG, André Coutinho, observa que a retomada será num ritmo gradativo e cheio de cautela.

“As empresas estão fazendo análises de tempo em tempo, com cuidado, para definir o prazo. Para muito, o cenário ficou claro de que o custo benefício não compensa. E não só de dinheiro, mas pelo risco de saúde e todas as situações que precisam ser consideradas”, fala ele.

Então, qual é melhor forma de tomar essa decisão? As empresas consultadas na reportagem adotaram medidas e fizeram planos adaptados para suas realidades, mas há um ponto em comum para dar o primeiro passo na retomada.

Antes de voltar, no entanto, o maior termômetro foi o resultado de cada pesquisa de clima com os funcionários. Em primeiro lugar, só volta agora quem desejar.

Quem faz parte do grupo do risco ou tem filhos em casa, tem prioridade para permanecer em casa até que se sinta confortável e tenha condições de retornar.

A volta foi limitada aos colaboradores com atividade que dependiam do presencial para ter sucesso completo, como áreas que lidam com clientes e fornecedores. Fora dessas áreas, quem vai pro escritório precisa combinar com o gestor o quando e o porquê.

“Não fizemos uma reforma no escritório ainda. Estamos estudando o que será o depois e faremos com base nisso. A maior preocupação é que todos consigam se manter bem. O time está animado com a possibilidade de um modelo híbrido”, diz Renata Feijó, diretora da área de pessoas.

A flexibilidade para retornar também foi a opção da Raia Drogasil. A particularidade de cada funcionário para abandonar o home office foi um dos maiores desafios para a retomada na rede de farmácias com 42.000 funcionários.

“Ficou como opcional. Procuramos dar suporte para o contexto individual, como mães e pais com filhos fora da escola, e oferecemos suporte emocional com teleterapia”, afirma Maria Susana de Souza, vice-presidente de gente e cultura da RaiaDrogasil.

Os funcionários da área administrativa da RaiaDrogasil voltaram em julho aos escritórios, mas a ocupação máxima é de 20% da capacidade.

Para a empresa, o maior trabalho foi o de ouvir e entender o contexto de cada um. Assim, eles poderiam oferecer o suporte necessário para que a escolha de ficar em casa ou no escritório fosse feita sem o temor de perder o emprego ou sofrer qualquer retaliação.

“Precisamos dar as condições para que as pessoas cuidem delas mesmas, adotem hábitos saudáveis e se sintam seguras. Esse conjunto de elementos torna o momento mais tranquilo e mantém as pessoas engajadas”, comenta a VP.

PRT Presencial

 

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.