Orzil News
Brasília, March 28, 2024 8:59 AM

Este erro de português é o mais problemático nas mensagens de Whatsapp

Publicado em: 25/09/2018 10:09

Este erro de português é o mais problemático nas mensagens de Whatsapp

Professor Diogo Arrais aponta um equívoco gramatical que causa muitos problemas em mensagens pelo WhatsApp

São Paulo – Não colocar os sinais de pontuação é erro de português mais problemático que o professor de Língua Portuguesa, Diogo Arrais, dono do canal Mesma Língua no Youtube, encontra em mensagens pelo WhatsApp.

“A falta de pontuação gera muita ambiguidade”, diz. Nas mensagens em que há o uso de Vocativo (termo responsável por chamar, invocar ou apelar para alguém) se não houver a separação por vírgula, por exemplo, o risco de mais de uma interpretação de significado é grande, segundo ele.

Em uma de suas colunas semanais em EXAME, o professor Diogo Arrais falousobre a confusão que a ausência de vírgula separando o Vocativo pode causar, sobretudo, em grupos de trabalho. Ele citou o seguinte exemplo:“Já estou com o veículo oficial. Levarei, Maria?”. “Já estou com o veículo oficial. Levarei Maria?”.

Na primeira frase, está claro que a mensagem é direcionada à Maria. Na segunda frase, o sentido muda completamente: o termo Maria não é vocativo e, sim, complemento do verbo. O autor da mensagem levará Maria a algum lugar com o veículo oficial.

A justificativa de que, por ser uma comunicação rápida, as mensagens no aplicativo não precisariam, necessariamente, seguir a norma de pontuação não é válida, na opinião do professor.

“O que seria uma comunicação urgente acaba sendo uma comunicação mais demorada porque a pessoa não consegue passar bem o que ela tem a dizer ao não pontuar bem o texto. É lamentável, o que deveria ser urgente acaba sendo desgastante, demorado e confuso”, diz.

Agora, confira no vídeo abaixo qual é a forma mais elegante de terminar um e-mail de trabalho:

Contrato de Gestão – Curso Especial+
10 e 11 de outubro de 2018 / Brasília – DF
Aborda recente Decreto nº 9.190/2017 que regulamenta a matéria no Governo Federal. Foco no correto entendimento, qualificação, formalização, celebração e avaliação desse moderno e importante instrumento de gestão. Inclui o novo Decreto nº 9.469, de 17 de agosto de 2018 que dispõe sobre critérios para a qualificação de Organizações Sociais – OS.