Orzil News
Brasília, April 24, 2024 11:09 PM

Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa projeta mais de 40 mil beneficiados este ano

Publicado em: 01/10/2020 10:10 | Atualizado em: 02/10/2020 13:10
Parte do programa Vida Saudável, do Ministério da Cidadania, a iniciativa promove atividades físicas para melhorar a qualidade de vida da população idosos.

O programa Vida Saudável, na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, apresenta resultados que confirmam o sucesso das políticas públicas do Governo Federal voltadas à terceira idade. É uma parceria entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e a Secretaria Nacional de Promoção de Desenvolvimento Humano (SNPDH), ambas do Ministério da Cidadania, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população brasileira. A iniciativa dá protagonismo às pessoas idosas, por meio da identificação de suas necessidades e preferências, além de proteger os mais vulneráveis e promover inclusão social na vida comunitária. São 291 municípios participantes, com perspectiva de fechar 2020 atendendo a 40.240 pessoas.

Hoje, no Dia Internacional do Idoso, queremos levar aos idosos do país a mensagem de que a atividade física é um aliado importante para todos na terceira idade e que traz muitos benefícios, não só para a saúde do corpo como também da mente”

Fabiola Molina, secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social

Os direitos das pessoas acima de 60 anos no Brasil estão respaldados e garantidos pela Política Nacional do Idoso e pelo Estatuto do Idoso, documentos que são celebrados nesta quinta-feira, 1° de outubro, Dia Internacional do Idoso. Para que, de fato, a melhor idade seja desfrutada, o Governo Federal investe em ações e programas com foco em saúde, assistência social e esporte.

“O Vida Saudável, na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, é muito importante porque, por meio da atividade física, podemos levar mais qualidade de vida para as pessoas que estão na terceira idade e que, em muitos casos, não teriam acesso à prática esportiva”, avalia Fabíola Molina, secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

O programa desenvolve núcleos de esporte recreativo e lazer nos municípios que aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Cada núcleo recebe um kit com materiais esportivos, contendo itens de ginástica, como tapetes e cordas, e jogos, como xadrez e dama, que auxiliam no exercício cerebral e cognitivo. Os profissionais que acompanham as atividades voltadas para os idosos passam por capacitação para ministrar as atividades.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas na faixa etária igual ou superior a 60 anos, número que representa 13% da população do país. “Hoje, no Dia Internacional do Idoso, queremos levar aos idosos do país a mensagem de que a atividade física é um aliado importante para todos na terceira idade e que traz muitos benefícios, não só para a saúde do corpo como também da mente”, afirma a secretária.

Atividades durante a pandemia

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania abordou, em forma de vídeo e podcast, diversos aspectos referentes às consequências da quarentena na vida dos idosos. O objetivo foi buscar conselhos e dicas de especialistas para amenizar os efeitos negativos do isolamento social. Você pode conferir aqui o material destinado a exercícios físicos para fazer em casa.

Para conferir as orientações que uma nutricionista e uma chef de cozinha deram sobre como os idosos podem ter mais saúde no período de isolamento, higienizar alimentos da maneira correta e aprender receitas nutritivas e fáceis, clique aqui.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Foto: Sergio Amaral