Orzil News
Brasília, April 24, 2024 4:50 AM

Evolução no sistema de emplacamento de veículos é uma aliada no enfrentamento da pandemia

Publicado em: 29/05/2020 18:05 | Atualizado em: 29/05/2020 18:05
Interface WS-Emplaca prevê que estampadores transacionem a devolução de seus estoques para fabricantes, abrindo possibilidade de negociação de dívidas

Imagem de um carro esportivo em movimento

por Comunicação do Serpro — 29 de maio de 2020

OWS-Emplaca é uma solução que integra sistemas de fabricantes e estampadores de placas de identificação veicular ao Sistema Nacional de Emplacamento, do Denatran. Desenvolvido pelo Serpro, a solução acaba de ganhar uma evolução: Estampadores credenciados podem, se desejarem, negociar a devolução de seus estoques de placas com os respectivos Fabricantes, registrando tudo no sistema nacional.

Os blanks automotivos, também chamados de placas semiacabadas ou placas primárias, são as placas de metal que servirão para a identificação de veículos, mas que ainda não possuem o alfanumérico. O WS-Emplaca autoriza que fabricantes credenciados confeccionem blanks com rastreabilidade digital (QR Code Vio), utilizados no processo de estampagem de Placas de Identificação Veicular (PIV). Além disso, permite a rastreabilidade do processo desde o envio dos blanks aos estampadores credenciados até o fechamento do ciclo do emplacamento pelos Detrans.

Um socorro na pandemia

Durante o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, houve grande redução da demanda de novas placas veiculares. “Infelizmente essa situação está prejudicando financeiramente o segmento e, assim, muitas empresas estampadoras estão paradas e acumulando dívidas”, explica Diego Migliavacca, gerente do Departamento de Negócios das Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro. Apesar da evolução ser entregue durante a pandemia, havia consenso sobre a necessidade no sistema. “Já era um item de backlog, mas o isolamento social reforçou e apressou a mudança”, conta.

Com a evolução do WS-Emplaca, o sistema passa a prever que os estampadores possam transacionar a devolução de seus estoques para os respectivos fabricantes, abrindo, assim, a possibilidade de negociação de dívidas entre eles. Especialmente nesses dias de quarentena, a medida ajuda, essencialmente, aquele estampador que está sem condições de arcar com o pagamento dos blanks sem a contrapartida do serviço de estampagem.

Além de permitir o remanejamento de estoque entre fabricantes e estampadores, a solução proporcionar maior rastreabilidade do estoque real de fabricantes e estampadores, garantindo, no entanto, o aceite de ambas as partes para efetivação da devolução.
[show_course id=”928,929″]