Orzil News
Brasília, March 28, 2024 2:26 PM

Exposições enriquecem a programação cultural da semana

Publicado em: 27/01/2020 11:01 | Atualizado em: 27/01/2020 13:01
Mostras sobre sítios arqueológicos na Amazônia e sobre o Parque Estadual de Ibitipoca são os destaques gratuitos
Exposição ‘Ibitipoca – Minas que transformam’. Foto: Araquém Alcântara

Duas exposições são os destaques da programação cultural da semana. Em São Paulo, no dia 1º de fevereiro, será aberta a exposição Ibitipoca – Minas que transformam sobre as pessoas, a fauna e a flora do parque mineiro. Em Macapá, a mostra Fotoarqueologia que fica na amazônia: sítios, vestígios e andejos ribeirinhos reúne 31 fotos de paisagens naturais e de sítios arqueológicos amazônicos. E ainda tem festivais, espetáculos e muito mais. Confira a programação completa abaixo:

FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES (FUNARTE)

Projeto ‘Moventes, dança e movimento para bebês e crianças’
Até 26/01
Endereço: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Rio de Janeiro (RJ)
O Teatro Cacilda Becker, na Zona Sul do Rio, recebe o projeto “Moventes, dança e movimento para bebês e crianças”, idealizado pelo Ateliê Ecoar. Na programação, espetáculos, oficinas, performances, música, dança, rodas de conversa e poesia – tudo pensado e desenvolvido para os pequenos atuarem e entrarem em contato com as várias formas de explorar o movimento. As atividades são abertas também a artistas, educadores e cuidadores que tenham interesse em participar, refletir e vivenciar os benefícios do movimento e a expressão para o desenvolvimento e a formação do ser, desde a primeira infância. Será possível conferir a diversidade do trabalho de vários artistas, todos voltados para as Artes do Movimento na Primeira Infância.
Mais informações

Festival ‘Verão Arte Contemporânea’
De 30/1 a 11/2
Endereço: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Belo Horizonte (MG)
A edição 2020 do festival Verão Arte Contemporânea leva ao público de Belo Horizonte (MG) uma série de atrações artísticas. Arquitetura, literatura, gastronomia, teatro, dança, música, artes visuais, cinema e reflexão política estão na programação que se estende até o dia 11 de fevereiro. A Funarte MG é um dos 16 espaços que recebem atividades culturais. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, quinta a domingo, às 19h, o Grupo dos Dez apresenta o espetáculo Dandara Para Todas as Mulheres, que surge de uma reflexão sobre o ser mulher negra. Se em Madame Satã o grupo parte de uma figura lendária do Rio para falar sobre homofobia e racismo, nesse novo espetáculo, evoca a figura quase mítica de Dandara para trazer à discussão o machismo, o racismo e a resistência da mulher negra contemporânea. Entrada gratuita e classificação livre. O Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum se apresenta de 6 a 9 de fevereiro, quinta a domingo, às 19h, com Tragédia. O espetáculo mostra que há jogos que se popularizam pelo mundo, ultrapassam os limites dos palácios, escorrem como sangue, inundam as ruas e entram pela fresta da porta de nossas casas. Jogos com regras rígidas e penalidade severas. Jogos que atravessam milênios e pelos quais se mata e se morre. Todo jogo é um campo de batalha. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Mais informações

Exposição ‘Ibitipoca – Minas que transformam’
De 1/2 a 1/03
Endereço: Funarte SP – Alameda Nothmann, 1058 – São Paulo (SP)
No dia 1º de fevereiro, sábado, a partir de 14h, acontece na Galeria Flávio de Carvalho, do Complexo Cultural Funarte SP, a abertura da exposição Ibitipoca – Minas que transformam, do fotógrafo Araquém Alcântara. A mostra é composta de 36 imagens, coloridas e em preto e branco. Segundo o curador, Sergio Bara, as imagens de Ibitipoca oferecem aos espectadores, de forma poética, a possibilidade de conhecer “experiências de momentos únicos, como a colheita de arroz e as asas abertas de um suiriri-de-garganta branca”. Bara dividiu as imagens em três segmentos: Pessoas, Fauna e Flora. Além dos elementos da natureza, portanto, as fotos também registram o cotidiano humano do povoado mineiro que dá nome à exposição. Com isso, não se restringem às já costumeiramente retratadas belezas do Parque Estadual de Ibitipoca. Araquém Alcântara é um dos pioneiros da fotografia de natureza no Brasil. Desde 1970, dedica-se a fotografar paisagens e animais brasileiros. Foi o primeiro profissional a documentar todos os parques nacionais do país e a fotografar sistematicamente as suas unidades de conservação. Com 54 livros publicados e 32 prêmios nacionais, entre eles um Jabuti pelo livro Amazônia (2006), é hoje um dos fotógrafos mais reconhecidos do Brasil.
Mais informações

CASA DE RUI BARBOSA

Mostra ‘Rui Barbosa 170 anos’
Até 02/02
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
Como parte das comemorações dos 170 anos de nascimento de Rui Barbosa (1849-2019), patrono da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e do Dia da Cultura, a mostra temporária “Rui Barbosa 170 anos” integra os ambientes do Museu Casa de Rui Barbosa. A mostra apresenta ao visitante objetos do acervo que não participam do circuito museográfico tradicional e documentos arquivísticos de gênero textual e iconográfico referentes ao jurista (e sua família) – uma seleção que registra parte de sua atuação político-social e de sua vida privada e cultural. “Rui Barbosa 170 anos” fica aberta para visitação até 02 de fevereiro de 2020.
Mais informações

Mostra ‘Um Jardim de Tradições’
Mostra permanente
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
Com uma seleção de fotos do Arquivo Casa de Rui Barbosa, combinada com imagens dos atuais pequenos frequentadores, a exposição tem como propósito registrar o espírito lúdico e receptivo do Jardim Histórico. A museóloga do museu-casa, Aparecida Rangel, ressalta que o objetivo é “reafirmar o Jardim como forma de lazer e acolhimento, desde o século XIX, tempo de seu patrono Rui Barbosa, até os dias de hoje”. Por isso, a iniciativa é tida pelos organizadores como uma forma de reverência ao espaço cultural. A mostra temática ocorre no quiosque do Jardim Casa de Rui Barbosa e está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. A entrada é franca.
Mais informações

BIBLIOTECA NACIONAL

Exposição “Alma do Mundo – Leonardo 500 Anos”
Até 28/02
Endereço: Espaço Cultural Eliseu Visconti – Rua México s/n – Rio de Janeiro (RJ)
A exposição “A Alma do Mundo – Leonardo 500 anos” entrou em cartaz no dia 24 de outubro, com curadoria de Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras, estudioso da obra do matemático, cientista, inventor, pintor, escultor e arquiteto italiano, uma das figuras mais importantes do Renascimento. Dentre as 70 obras do acervo da Biblioteca Nacional, entre gravuras, desenhos e livros, todas trazidas por D. João VI, em 1808, com a Biblioteca Real, recuperadas pelo laboratório de conservação e restauração da instituição, a peça forte é “Divina Proportione”, de Luca Pacioli, com 60 ilustrações feitas por Leonardo dos sólidos platônicos: poliedros que têm o mesmo número de faces se encontrando em cada vértice: pirâmides, cubos, octaedros, dodecaedros e icosaedros. É um livro raro e curioso, marco da geometria renascentista. Pacioli foi professor de matemática, em torno de 1496, na corte do duque de Milão, Ludovico Sforza, onde conheceu Da Vinci, pintor e engenheiro da mesma corte. A obra contém um resumo sobre as propriedades da “proporção áurea”, com base nos teoremas de Euclides – as formas são mostradas tanto em esqueleto quanto em aspecto sólido. Trata-se da obra que mais exerceu influência no mundo da arte.
Mais informações

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN)

Exposição ‘7 Povos: Retratos de Um Território’
Até 24/01
Endereço: Memorial do Rio Grande do Sul – Rua 7 de Setembro, 1020 – Porto Alegre (RS)
Uma experiência interativa que faz o visitante viajar pela história e caminhos dos Sete Povos das Missões. Essa é a proposta da exposição “7 Povos: Retratos de Um Território”, que traz fotos, vídeos documentários, painéis, mapas interativos, documentos antigos, conteúdo de arte-educação e muito mais. São obras que despertam os sentidos e provocam uma verdadeira viagem pelo território das Missões Jesuíticas-Guarani e sua paisagem cultural, com bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, do Mercosul e Mundial. Porto Alegre foi a primeira cidade a receber a exposição que em 2020 irá itinerar para o Rio de Janeiro e Montevidéu, no Uruguai. O local escolhido para receber a mostra foi o Memorial do Rio Grande do Sul, reconhecido pela arquitetura imponente no centro da capital gaúcha. São Miguel das Missões (RS) também receberá a mostra ainda em 2019, com a previsão de abertura neste mês. A iniciativa brasileira idealizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faz parte de um projeto de cooperação internacional, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Com a curadoria de Cláudia Ardións e projeto expográfico de Suzane Queiroz, 7 Povos desbrava o território das Missões, sua geografia, história, vida sociopolítica e cultural. Conta a narrativa da ocupação da região, desde mapas antigos até o momento atual – como se formou e no que se tornou o território das Missões-, no Rio Grande do Sul. A exposição 7 Povos aproxima moradores e visitantes dos bens que constituem o Patrimônio Cultural missioneiro. As fotos tomam vida em realidade aumentada em tablets e celulares, em que o observador ultrapassa o plano da fotografia e é levado para a cena em movimento, com sons e texturas. O público pode transitar pelos caminhos dos 7 Povos das Missões Jesuíticas-Guarani, em mesas digitais interativas que exploram, em detalhes, a cartografia do território. A mostra conta, ainda, com um espaço educativo para crianças, com jogos e atividades formulados especialmente para o público infantil, com liga-pontos digital das línguas faladas na região das Missões, jogos da memória e quebra-cabeças sobre esta rica paisagem cultural.
Mais informações

Foto: Divulgação

Exposição ‘Fotoarqueologia que fica na Amazônia: sítios, vestígios e andejos ribeirinhos’
Até 5/02
Endereço: Museu da Imagem e do Som – Av. Pedro Lazarino, 22 – Macapá (AP)
A exposição Fotoarqueologia que fica na amazônia: sítios, vestígios e andejos ribeirinhos está aberta ao público no Museu da Imagem e Som (MIS) de Macapá (AP). Parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a empresa Cadam S.A., a exposição reúne 31 fotos de paisagens naturais, sítios arqueológicos, do cotidiano da população e de artefatos, como banco indígena da fase marajoara (séc. IV a XIV) e urna funerária antropomorfa da fase maracá (a partir do século XI), oriunda de antigos cemitérios indígenas em salões de cavernas do Amapá. As imagens revelam intersecções entre cultura, paisagem e artefatos, tendo como pano de fundo a realidade social e o Patrimônio Cultural da Amazônia. Conectando presente e passado, a exposição demonstra, também, como a população atual está inserida nos sítios arqueológicos da região. Por fim, a proposta é criar laços identitários entre a comunidade e o seu Patrimônio Cultural.
Mais informações

Exposição ‘Patrimônio Imaterial Luso-Brasileiro’
Até 29/03
Endereço: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Rio de Janeiro (RJ)
As cores, os ritmos e os saberes do Patrimônio Cultural do Brasil vão se unir às manifestações da cultura portuguesa na exposição Patrimônio Imaterial Brasil-Portugal: a celebração viva da cultura dos povos, no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro (RJ). Com cerca de 65 bens culturais dos dois países, a exposição é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, em parceria com a Direção-Geral do Patrimônio Cultural de Portugal (DGPC). A mostra, inédita, conta com o acervo de mais de 200 peças que revelam ao visitante a riqueza do Patrimônio Cultural imaterial brasileiro e português. Objetos de museus, peças produzidas por mestres e artesãos brasileiros e por comunidades portuguesas (que compõem a cadeia produtiva do Patrimônio Cultural), incluindo peças de colecionadores, fazem parte da proposta do projeto.
Mais informações

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM)

2ª Maratona de Oficinas de Férias
Até 23/01
Endereço: Rua Victor Meirelles, nº 59 CEP: 88010-440 – Florianópolis – SC
O Museu Victor Meirelles/Ibram oferece, para crianças e adolescentes, a oportunidade de despertar o artista interior durante o intervalo das aulas escolares. Até 23 de janeiro, acontece a 2ª Maratona de Oficinas de Férias, com atividades gratuitas e material incluso, mediante inscrição prévia pelo e-mail [email protected]. As opções são Fanzine, Desenho como Expressão, Colagem, Stop Motion e Colagem e Fotomontagem.
Mais informações

Exposição ‘Vilnius e eu’
Até 03/02
Endereço: Museu Lagar Segall/Ibram – Rua Berta, 111 – São Paulo (SP)
No ano em que se comemoram os 130 anos de nascimento do pintor, escultor, gravurista e desenhista lituano naturalizado brasileiro Lasar Segall (1889-1957), o Museu Lasar Segall/Ibram, em São Paulo (SP), inaugura exposição que vai abordar a relação entre o artista e sua terra natal: a cidade de Vilnius (Lituânia). A mostra “Vilnius e eu”, que será aberta neste sábado (26), poderá ser visitada até 03 de fevereiro de 2020. A exposição apresentará 28 obras de Segall que retratam a cidade ou expressam memórias do artista sobre ela, além de 21 fotografias cedidas pelo Vilna Gaon State Jewish Museum (Museu Judaico de Vilnius), que se somam a uma seleção de fotografias e documentos pertencentes ao acervo do próprio Museu Lasar Segall.
Mais informações

Exposição ‘Scorzelli Megabichos’
Até 23/03
Endereço: Museu do Açude (Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro – RJ)
A mostra exibe cerca de 20 instalações inéditas, em chapas de aço, que ficarão expostas ao ar livre, nos jardins do Museu. São girafas com 3,5m de altura, elefantes e polvos gigantes, além de outros bichos em exibição no espaço. A mostra também tem o objetivo de estimular o lúdico nas crianças, que poderão fazer sua própria obra de arte, reproduzindo um megabicho em papelão. Todas as instalações e os múltiplos das obras de arte estarão à venda. A classificação é livre e a entrada gratuita. O museu também oferece estacionamento gratuito.
Mais informações

Exposição ‘Contextos Afro Digitais’
Até 23/03
Endereço: Museu do Açude – Estrada do Açude, 764 – Rio de Janeiro (RJ)
A mostra exibe cerca de 20 instalações inéditas em chapas de aço, expostas ao ar livre, nos jardins do museu. São girafas com 3,5m de altura, elefantes e polvos gigantes, além de outros bichos. A mostra também tem o objetivo de estimular o lúdico nas crianças, que poderão fazer sua própria obra de arte, reproduzindo um megabicho em papelão. Marcos Scorzelli é carioca, formado em Design pela PUC Rio e começou a carreira inovando em projetos de arquitetura como designer de interiores corporativo e de cenografia. Com seu pai, criou a Scorzelli Arquitetura e Design, em 1993, e ao longo de 23 anos, recebeu vários prêmios por projetos corporativos desenvolvidos para grandes empresas. Fotógrafo amador, é apaixonado pelo Rio. Desenvolveu sua linguagem vivenciando a natureza e explorando todos os cantos da capital fluminense.
Mais informações

Exposição ‘Sergio Bernardes’
Até 12/04
Endereço: Museu Nacional de Belas Artes – Av. Rio Branco, 199 – Rio de Janeiro (RJ)
Instalada no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), a iniciativa é parte do calendário oficial do Rio Capital Mundial da Arquitetura e um dos eventos preparatórios do 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro em julho do próximo ano. A exposição é resultado de parceria entre o MNBA, a Associação de Amigos do MNBA e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). Arquiteto, urbanista, livre-pensador e “inventor social” como ele gostava de se apresentar, Sergio Bernardes concebia a atividade de arquiteto em um campo ampliado “capaz de conectar o menor objeto de design à escala planetária”. Dedicou-se, ao longo de uma trajetória de quase 70 anos de vida profissional, a estudar o Brasil e mais particularmente o Rio de Janeiro resultando em muitas propostas arquitetônicas e urbanísticas. Apesar de sua ampla e diversa produção, esta se mantem pouco conhecida e muitas vezes não reconhecida, apesar de suas obras comporem a paisagem carioca.
Mais informações

Exposição ‘Do Líquido ao Concreto’
Até 30/04
Endereço: Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha | Belo Horizonte – MG)
A exposição apresenta um diálogo entre a arte e a arquitetura e reúne peças produzidas a partir de técnica de afresco desenvolvida pelo arquiteto Carlos Borsa. A técnica é inspirada no afresco tradicional e seu desenvolvimento no ambiente acadêmico propiciou novas alternativas de processos e soluções. As imagens transferidas para as peças possuem pinceladas abstratas de cor azul, que são formas inspiradas na arte asiática da porcelana e da pintura sumi-ê, mais precisamente, as artes chinesa e japonesa. Em todas as peças existem as mesmas medidas de altura e comprimento, com isso a face de cada peça possui a configuração regular do quadrado. Toda a geometria da exposição está ligada a um processo peculiar, onde o conteúdo visual de cada módulo tem uma autonomia estética, arraigado a uma metodologia sobre conceitos de experimentação, caos, seguida da instauração de uma ordem e percepção do acaso. Assim, a pintura é executada, gerando uma variedade de possibilidades composicionais, permitindo sua aplicação no design, arquitetura e nas artes visuais.
Mais informações

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura

[show_course id=”876,877″]

[show_course id=”878,883″]