Falta de articulação entre os municípios brasileiros prejudica a provisão de serviços assistenciais no País

Auditoria do TCU constatou que há forte heterogeneidade na prestação de serviços socioassistenciais pelos municípios brasileiros. O trabalho verificou os fatores que afetam a quantidade e a qualidade desses serviços

Quadro_resumo_falta_articulacao.png

A falta de articulação de serviços, programas e projetos entre os municípios brasileiros prejudica a provisão de serviços socioassistenciais no País. Essa foi a conclusão de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para verificar os fatores que afetam a quantidade e a qualidade dos serviços socioassistenciais prestados à população brasileira.

Foram avaliadas medidas relacionadas à economicidade e à eficiência dos gastos. A auditoria teve foco na quantidade e na qualidade dos insumos de assistência social, como força de trabalho, equipamentos e estruturas físicas. Uma das constatações foi o forte desbalanceamento na alocação de recursos orçamentários a benefícios como Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, quando comparados ao montante direcionado aos serviços.

Há ainda forte heterogeneidade no nível de implantação dos departamentos de vigilância socioassistencial entre os municípios brasileiros. O TCU constatou, por exemplo, que 31% dos municípios não possuíam Departamentos de Vigilância Socioassistencial, 37% possuíam uma estrutural informal e apenas 31 % tinham estrutura formal.

Os trabalhos também encontraram falta de desenvolvimento de Sistema Integrado de Notificação de Violação de Direitos. Atualmente não há utilização de um sistema integrado de notificação que possibilite o reporte de abusos e outras violências. Essa medida seria importante para a instituição de parâmetros nacionais de registro das informações relativas aos serviços ofertados.

A título de exemplo, no Estado de Minas Gerais, em se tratando de violência contra a criança ou o adolescente, o problema para a implementação de sistema integrado é o baixo percentual de municípios que possuem conselhos tutelares interligados ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência.

Por fim, também foi constatada a precarização do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, considerado o mais importante no âmbito do Centro de Referência Social. O Tribunal fez determinações e recomendações para a melhoria dos processos.

O relator do processo é o ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa.

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1202/2020 – TCU – Plenário
Processo: TC 012.170/2019-4
Sessão: 13/5/2020
Secom – SG/pn
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Fonte: Secom TCU


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

A nova Plataforma +BRASIL 1 (Proposta e Plano de Trabalho)
Curso Ao Vivo+Exercícios Práticos+Tutoria na Plataforma Orzil Online. Fase Inicial (Proposta e Plano de Trabalho): credenciar, cadastrar, gestão de usuários e perfis, divulgação de programas, cadastro de proposta e plano de trabalho, termo de referência/projeto básico, envio de propostas e acompanhamento de análise, gerar convênio, assinar e celebrar, regularizar conta bancária e selecionar OBTV.
20 julho a 03 de agosto de 2020 (40 horas)
A nova Plataforma +BRASIL 2 (Execução, Fiscalização e Prestação de Contas)
Curso Ao Vivo+Exercícios Práticos+Tutoria na Plataforma Orzil Online. Fase Intermediária e Final (Execução, Acompanhamento/Fiscalização e Prestação de Contas): licitações e contratos, aceite das contratações, condições para liberação dos recursos, liquidação de despesas, OBTV, ajustes do plano de trabalho, termo aditivo, prorrogação de ofício e apostilamento, rendimentos de aplicação, acompanhamento e fiscalização, relatórios de execução, e elaboração e análise de prestação de contas.
04 a 24 de agosto de 2020 (56 horas)

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil