Orzil News
Brasília, March 28, 2024 6:00 PM

Ferramenta de Qualificação Profissional triplica impacto social de instituição pública do DF

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 18/10/2017 10:10 | Atualizado em: 19/10/2017 09:10

Ferramenta de Qualificação Profissional triplica impacto social de instituição pública do DF

Um novo programa público de educação a distância está ampliando o acesso ao conhecimento e a qualificação profissional em todo o Distrito Federal. Trata-se do programa Qualifica mais Brasília, destinado à formação de jovens e adultos trabalhadores (empregados ou que estejam em busca de emprego), e também aos futuros e atuais empreendedores da região. Seu objetivo principal é desenvolver conhecimentos, competências e novas práticas para a economia local.

O portal do programa Qualifica mais Brasília é constituído pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, no qual o usuário acessa cursos online gratuitos de diversas áreas de conhecimento. Este ambiente pode ser acessado e utilizado pelo indivíduo que pretende aprender uma profissão, atualizar conhecimentos sobre determinada área, ou obter mais competências para empreender em novos negócios, o que favorece o aumento da taxa de empregabilidade e empreendedorismo em todo o Distrito Federal.

O programa também oferece o Espaço do Cidadão, focado na conscientização de direitos e deveres relacionados à cidadania. Para empreendedores, tem ainda o chamado Espaço Empreendedor, em que o usuário acessa conteúdos mais específicos para a elaboração de projetos e identificação de novas oportunidades de negócio.

Mais de 16 mil certificados já foram emitidos

Em sua primeira etapa de implementação que ocorreu em 2016, o programa Qualifica mais Brasília atendeu mais de 30 mil inscritos, emitindo cerca de 12 mil certificados. Na primeira fase do projeto, foram oferecidos 21 cursos totalmente a distância. Na edição de 2017, em que a oferta de cursos subiu para 29, em apenas 3 meses o programa já conta com mais de 14.000 cadastrados, e mais de 4.000 pessoas certificadas.

A maioria dos estudantes que utiliza a plataforma de ensino a distância do Qualifica mais Brasília, equivalente a 88,65% dos usuários cadastrados, possui idade entre 16 a 40 anos.

Segundo Gerson Júnior, Coordenador de Qualificação da Secretaria Adjunta de Trabalho do Governo do Distrito Federal, “a crise financeira, que também atingiu o Governo do Distrito Federal a partir de 2015, incentivou a Secretaria de Trabalho a priorizar neste tipo de ferramenta de aprendizado e de formação profissional”.

Gerson Júnior também destaca os benefícios que a nova plataforma de educação a distância gera na concepção do programa Qualifica mais Brasília. “As ferramentas apresentadas na implementação de um ambiente seguro e atualizado de educação a distância, visam ajudar o Governo do Distrito Federal a atingir as metas de qualificação profissional na capital do país, beneficiando um grande número de pessoas com investimento reduzido para o governo”, conta.

A disponibilização do programa Qualifica mais Brasília é considerada uma das principais iniciativas do Governo do Distrito Federal no combate ao desemprego, na diminuição da incapacidade profissional e no fomento do empreendedorismo.

“Os alunos podem realizar os cursos de curta e média duração gratuitamente, obter qualificação em várias áreas do conhecimento, competir com melhores condições no mercado de trabalho, adquirindo as competências mais exigidas pelos empregadores do Distrito Federal”, complementa Júnior.

Com a EaD, o aluno pode estudar no seu tempo, e em qualquer lugar onde haja acesso à internet, inclusive utilizando o celular. A flexibilidade de tempo e portabilidade para o acesso ajuda o estudante que possui alguma dificuldade de locomoção e/ou poucos recursos para estudar e se atualizar profissionalmente.

Como Qualifica mais Brasília foi desenvolvido

A empresa Avante Brasil foi selecionada pelo Governo do Distrito Federal para desenvolver o programa da plataforma de ensino a distância.

Assim, a Avante Brasil customizou o software Moodle, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem simplificada para os alunos, com desenvolvimento de módulos para extrair dados estratégicos para o processo de gestão de conteúdos pedagógicos organizados pela equipe da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.

Avante Brasil é uma empresa especializada na criação, inovação e suporte de tecnologias para área educacional. A empresa foi criada no ano de 2003, fornece produtos e serviços para a educação a distância sempre comprometida com a qualidade de seus produtos, atualização e eficiência de seus softwares. Hoje, a empresa conta com mais de 600.000 alunos atendidos em todo o país, e com diversos órgãos da esfera governamental como clientes.

O que é Moodle?

O Moodle é um portal baseado em software livre, e que pode ser customizado e implementado de acordo com as necessidades de cada instituição. O moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pelas melhores instituições de EaD (Ensino a Distância) no mundo, já em funcionamento em mais de 75 países.

No ano de 2016, o Moodle teve o lançamento da sua versão 3.2 que apresentou melhor qualidade de acessibilidade e correções de bugs. Em 2017, foi lançada a versão do Moodle 3.3, disponibilizada em 75 línguas em mais de 25 mil sites em todos os países do mundo.

Os desenvolvedores do sistema destacam que o programa é baseado no conceito de software livre e recebe constantes atualizações.

Sites:
http://arp.avantebrasil.com.br/
http://qualifica.trabalho.df.gov.br/portal/

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Entendendo a Nova Legislação de Convênios

Completo com foco no novo Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e nova Portaria Interministerial nº 424 – 30.12. 2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui alterações trazidas pela Portaria Interministerial nº 101, de 20 de abril de 2017. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

09 e 10 de novembro de 2017 / Brasília – DF

LEGISLAÇÃO-NOVEMBRO-2017---NOVO--