Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:00 PM

Ferramentas do Fundo Nacional de Saúde para gestão municipal são apresentadas em Roda de Conhecimento

Publicado em: 15/07/2021 09:07
Na última quinta-feira, dia 8 de julho, o FNS apresentou aos gestores municipais as funcionalidades do novo portal do Fundo Nacional de Saúde (FNS) (https://portalfns.saude.gov.br/) numa Roda de Conhecimento promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Foram apresentadas as ferramentas desenvolvidas para oferecer mais facilidade no acesso à informações e conteúdos relacionados à gestão em saúde de maneira ágil e intuitiva.  No sistema, é possível conferir, por exemplo, as emendas parlamentares, que se tornaram uma ferramenta importante de apoio à gestão municipal. Ao iniciar a transmissão, o consultor de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Denilson Magalhães, lembrou que este é o período para solicitar a captação de recursos.

“Nós temos orientado os Municípios como captar, executar as emendas, observando todo o processo legislativo, a questão legal, desde o momento da captação com a importância de buscar o recurso para fomentar ações e serviços públicos de saúde, como a prestação de contas destes recursos para que o gestor não tenha nenhuma complicação”, disse o especialista da CNM ao complementar que já há uma busca por estes recursos para aplicar em ações pós-Covid-19 nas localidades.

É importante ressaltar que o novo portal apresenta ferramentas de informação e gestão de repasses que facilitam os acessos aos sistemas do financiamento federal do SUS. Na ocasião, o diretor Executivo do Fundo, Dárcio Guedes apresentou o novo portal do FNS e seus ambientes. Inclusive, o diretor destaca que é possível obter informações também sobre contratos e convênios interligados com a Plataforma +Brasil. Sobre as emendas parlamentares, o portal apresenta informações por Município, unidade de saúde, parlamentar, por tipo de emenda, à execução em tempo real. “É possível verificar o que acontece em cada uma das emendas destinadas à saúde. É importante que a gente entenda o volume dos recursos e consigamos atuar”, completa Darcio.

Já o coordenador e assessor do Fundo Nacional de Saúde, Bruno Carneiro, apresentou a plataforma InvestSUS gestão e suas funcionalidades.

Saiba mais sobre essas ferramentas e confira como foi a Roda de Conhecimento:

fonte FNS