Orzil News
Brasília, April 19, 2024 3:47 AM

Finanças aprova proposta que obriga o Executivo a encaminhar ao Legislativo relatório de resultados fiscais

Publicado em: 28/05/2018 16:05 | Atualizado em: 28/05/2018 16:05
28/05/2018 – 14h04

Finanças aprova proposta que obriga o Executivo a encaminhar ao Legislativo relatório de resultados fiscais

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Hildo Rocha (PMDB - MA)
Hildo Rocha: proposta normatiza o que já está na Lei de Responsabilidade Fiscal

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 376/14, que obriga o Executivo a encaminhar ao Legislativo relatório detalhado do cálculo dos resultados fiscais para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre. Permite ainda que o Legislativo altere os números caso constate divergência no Anexo de Metas Fiscais.

A proposta, segundo o relator, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), é de natureza meramente normativa e só explicita dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

“Tal missão é indelegável em relação às atribuições do Congresso e dos legislativos estaduais e municipais, sobretudo porque a condução da política fiscal em perfeita harmonia com a condução da política monetária é condição para o equilíbrio sustentado da economia”, disse Hildo Rocha.Segundo o autor do projeto, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), “a medida vai evitar que os governos recorram a subterfúgios contábeis, como a chamada contabilidade criativa, para que as metas fiscais, que compõem uma das pernas do tripé macroeconômico, sejam alcançadas”.

Detalhamento
O PLP 376/14 determina que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Executivo – seja federal, estadual ou municipal – submeta ao Legislativo o relatório do cálculo dos resultados fiscais. Os parlamentares deverão emitir parecer sobre a aprovação ou rejeição em até 60 dias.

Caso o relatório seja rejeitado, o Legislativo deverá apresentar um Anexo de Recálculo dos Resultados Fiscais, que especificará as justificativas para cada alteração efetuada, obrigando o Executivo a adotar como parâmetro os novos valores do anexo.

Metas fiscais
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, as metas fiscais são valores projetados para o exercício financeiro e, depois de aprovados, servem de parâmetro para a elaboração e a execução do Orçamento.

A lei estabelece ainda que a fiscalização da gestão fiscal seja feita pelo Legislativo, diretamente ou com o auxílio do Tribunal de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado em Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Cursos Especiais+