Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:10 PM

Florianópolis celebra 346 anos!

Publicado em: 22/03/2019 12:03 | Atualizado em: 22/03/2019 12:03

Conhecida como “Ilha da Magia” e apelidada de “Floripa”, a capital de Santa Catarina destaca-se por suas belezas naturais como praias, dunas e lagoas

22 03 19 DanielVianna Lagoa da Conceição Florianópolis SC
Vista da Lagoa da Conceição em Florianópolis – Foto: Daniel Vianna/Banco de Imagens MTur Destinos

Por Geraldo Gurgel

Os turistas e florianopolitanos celebram neste sábado (23), com muita festa e atividades diversificadas, o aniversário da capital catarinense, fundada em 1673, com o nome de Nossa Senhora do Desterro em homenagem à padroeira, cuja catedral é um dos monumentos mais visitados no centro histórico. A cidade conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra continental. Desde 1927 a ponte pênsil Hercílio Luz, com 820 metros de comprimento ligando os dois lados da ilha, tornou-se um dos símbolos da cidade. Pela sua localização estratégica, a Ilha era protegida por uma rede de 10 fortalezas, algumas delas continuam abertas à visitação turística.

O nome atual foi adotado a partir de 1894 para homenagear o segundo presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto. Ainda no centro histórico, na Praça XV de Novembro, que abriga uma figueira gigante, o turista pode visitar o Palácio Cruz e Souza, antiga sede do governo, hoje museu histórico. Entre outros atrativos turísticos que poderão ser alcançados a pé em um passeio pelo centro de Florianópolis, está o Largo da Alfandega, onde fica o Mercado Público. O ponto de encontro entre os turistas e os “manezinhos”, como são chamados os moradores da ilha, é também um dos polos de gastronomia, artesanato e cultura da capital catarinense. Pertinho do centro fica a cosmopolita Avenida Beira-Mar Norte. cursos especiais+

A beleza natural de Florianópolis encanta os turistas. A cidade vem se firmando como um dos principais destinos turísticos do Mercosul. São cerca de 100 praias, entre elas, Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação, Praia Mole e Joaquina. Enquanto umas são famosas pela agitação dia e noite, outras se destacam pelos esportes náuticos como surf, windsurfe, kitesurf, vela e mergulho no entorno da ilha. Entre outros destaques naturais da ilha, a beleza da Lagoa da Conceição chama a tenção dos visitantes. Nos arredores da lagoa ficam restaurantes renomados e as rendas de bilros, artesanato de tradição açoriana trazido pelos colonizadores do arquipélago português. O aspecto arquitetônico colonial predomina nos bucólicos bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ambos famosos pelo casario colorido e restaurantes de frutos do mar com destaque para os pratos à base de ostras.

CIDADE CRIATIVA – Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de Cidade Criativa da Unesco e, entre os dias 27 e 29 de março, vai sediar a segunda edição do Ecriativa. O evento reunirá os oito destinos turísticos que fazem parte da rede brasileira de Cidades Criativas da Unesco: Florianópolis, Belém e Paraty (cidades criativas no segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema).

A rede foi criada em 2004 e conta, atualmente, com 180 cidades em 72 países. O objetivo é promover a cooperação entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcançar os objetivos sustentáveis da ONU.


[show_course id=”793, 807, 796″]