Orzil News
Brasília, April 20, 2024 10:05 AM

FNDE promove capacitação sobre o PAR para assessores parlamentares

Publicado em: 03/06/2019 12:06 | Atualizado em: 03/06/2019 12:06

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

FNDE promove capacitação sobre o PAR para assessores parlamentares 

Encontro ocorre na próxima sexta-feira, dia 7, na Câmara dos Deputados

O Plano de Ações Articuladas (PAR) será o tema principal da terceira edição do Mais Brasil: FNDE em Ação pela Educação no Congresso Nacional. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o encontro, que visa capacitar assessores parlamentares de deputados e senadores sobre programas e ações da Autarquia, será na próxima sexta-feira, dia 7, das 9h às 12h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Os interessados em participar devem confirmar presença no link a seguir: https://forms.gle/6UuZ9Y1uy4nie6N76.

O PAR é requisito básico para estados e municípios receberem apoio técnico e financeiro do governo federal na área da educação. Além disso, é uma importante ferramenta de planejamento e gestão educacional. A partir de um diagnóstico minucioso de cada rede, os entes federativos planejam as ações para a melhoria da educação básica em cada localidade. Os planos de trabalho são analisados pelo FNDE e pelo Ministério da Educação (MEC), que apontam as ações que podem receber auxílio do governo federal.

O PAR é dividido em quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Dentro dessas áreas, uma série de parâmetros dimensiona todos os aspectos de cada rede pública de ensino. E aponta as prioridades a serem atacadas para que a educação seja mais eficiente em cada localidade.

Essa é a terceira edição do Mais Brasil no Congresso. A previsão é de realizar encontros de capacitação desse tipo durante todo o ano de 2019, sempre voltados para assessores parlamentares.

[show_course id=”813,847″]