Orzil News
Brasília, March 28, 2024 1:41 PM

FNDE: 51 anos de trabalho para desenvolver a educação pública do Brasil

Publicado em: 21/11/2019 17:11 | Atualizado em: 21/11/2019 17:11

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

51 anos de trabalho para desenvolver a educação pública do Brasil

Futuro de milhões de estudantes passa por sólidos programas e ações do FNDE

Sustentado na experiência de seus servidores e colaboradores e na solidez de tradicionais programas e ações, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), comemora 51 anos de existência hoje, dia 21 de novembro, e segue a olhar para frente, enfrentando os desafios diários de trabalhar com a educação pública brasileira.

O presidente do FNDE, Rodrigo Dias, reforça que é com o trabalho dos servidores e colaboradores da autarquia que uma educação básica de qualidade será construída. Também destaca que a construção do amanhã passa pelas mãos de toda a comunidade escolar. “Parabéns a todos que contribuíram e contribuem, no passado e no presente, para que milhões de estudantes possam ter um futuro melhor”.

A autarquia é responsável pela execução das políticas do MEC e presta assistência técnica e financeira aos estados e municípios para contribuir com uma educação de qualidade a todos. Dentre as atividades realizadas pelo FNDE, destacam-se a entrega de transporte, livros e recursos para a alimentação de estudantes brasileiros da rede pública.

Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo, são servidas mais de 50 milhões de refeições diárias nos 5.570 municípios brasileiros, planejadas por mais de oito mil nutricionistas e monitoradas por 80 mil conselheiros de alimentação escolar. O programa Caminho da Escola, por sua vez, já beneficiou 4,5 milhões de alunos em todo o Brasil. Desde o seu lançamento, foram entregues mais de 47 mil ônibus. Já o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) distribuiu, para atendimento neste ano, cerca de 126 milhões de exemplares a mais de 35 milhões de alunos da rede pública de ensino.

Todo esse trabalho e investimentos do Governo Federal na educação, aliados à gestão dos recursos nos munícipios, resultam em boas práticas nas diversas regiões do Brasil. Dentre elas, destacam-se ações que incentivam o hábito de leitura, mudanças na alimentação das crianças e aquisição de transporte escolar que auxilia na diminuição da evasão escolar.

Saiba mais sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no Brasil, incentivadas pelas atividades do FNDE:

Alimentação Escolar

Livro Didático

Transporte Escolar

[show_course id=”860,867″][show_course id=”873,870″]