Orzil News
Brasília, April 19, 2024 3:28 PM

Fórum sobre Consumo e Produção Sustentável reúne setor produtivo e governo para discutir agenda prioritária

Publicado em: 15/06/2018 15:06 | Atualizado em: 15/06/2018 16:06

Fórum sobre Consumo e Produção Sustentável reúne setor produtivo e governo para discutir agenda prioritária

15 de Junho de 2018, 14h23
14 06 Fórum Consumo e Produção Sustentável

Objetivo é propor ações para a indústria nacional alcançar a competitividade de seus negócios e a sustentabilidade de suas operações. Secretário Igor Calvet participou do lançamento do Fórum

Brasília (15 de junho) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram ontem o Fórum de Produção e de Consumo Sustentável como resultado do acordo de cooperação técnica vigente entre os órgãos. A iniciativa visa incentivar a colaboração e a cooperação entre setor público e privado sobre o tema. O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet, participou do evento, que aconteceu na sede da CNI em Brasília.

O Fórum realizará reuniões semestrais e terá o objetivo de possibilitar discussões e trocas de experiências sobre os desafios da indústria nacional para alcançar a competitividade de seus negócios e a sustentabilidade de suas operações. A ideia é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor produtivo brasileiro por meio da proposição de ações que são necessárias para que os padrões de produção e de consumo sejam mais responsáveis e por consequência, mais sustentáveis, reduzindo desperdícios e custos da indústria brasileira. orzil

A agenda prioritária está em processo de definição e poderá contemplar aspectos da economia circular como redução de desperdícios de produção, uso racional dos recursos naturais (água, energia e emissões de gases de efeito estufa), compras públicas sustentáveis.  As atividades objetivam a ampliação da competitividade da indústria brasileira e o cumprimento dos compromissos assumidos pelo país no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O tema de produção e consumo sustentáveis está incluído na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que consiste em um plano de ação que orientará os trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de seus Estados-membros no rumo do desenvolvimento sustentável até 2030. A Agenda foi acordada pelos 193 Estados-membros da ONU e inclui uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais e 169 metas.

O secretário Igor Calvet reconheceu a importância do acordo de cooperação técnica. “Agora nos somamos aos esforços nacionais concentrados nesse fórum para fortalecer as discussões relacionadas com o uso eficiente dos recursos naturais e com o aprimoramento dos processos produtivos da indústria nacional para viabilizar a mudança dos padrões de produção e de consumo vigentes para outros mais sustentáveis”, diz.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Emendas Parlamentares

Direcionado a proponentes, convenentes e concedentes: procedimentos para correta identificação, captação, formalização e execução de emendas. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 10, de 23 de janeiro de 2018 que dispõe sobre procedimentos e prazos para apresentação, registro e operacionalização das emendas parlamentares individuais de execução obrigatória, e prazos e procedimentos para a superação de impedimentos técnicos.
20 de agosto de 2018 / Brasília – DF
Informações Completas+
03 de setembro de 2018 / Brasília – DF
Informações Completas+