Orzil News
Brasília, April 20, 2024 1:39 AM

Frota da Prefeitura de Poxoréu é auditada após apresentar falhas no gerenciamento

Publicado em: 22/05/2019 16:05 | Atualizado em: 22/05/2019 16:05

Levantamento feito pelo Aprimora constatou resultados negativos no transporte escolar

Fragilidades no gerenciamento da frota de veículos da Prefeitura de Poxoréu, detectadas em um processo de Levantamento do Tribunal de Contas, levaram a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Municipal do TCE a iniciar pelo município as auditorias de frotas que serão realizadas ao longo de 2019. Equipe de auditores da Secex esteve na cidade analisando o tamanho e as condições da frota, além dos gastos com combustível e peças de manutenção. O sistema de gerenciamento do combustível, feito por empresa contratada, também é alvo da fiscalização. A Auditoria (Processo nº 115274/2019) será relatada pelo conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha.

A auditoria abrange o ano de 2018, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. No período, o gasto de combustível somou R$ 2.100.000,00, além de R$ 500 mil com peças e manutenção. No total, a frota de veículos de Poxoréu possui 80 veículos, entre carros e maquinários. Segundo o secretário da Secex de Administração Municipal, Francisney Liberato, o foco da auditoria é verificar se a Prefeitura de Poxoréu avançou no controle dos gastos com a frota desde então.

 SECEX DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Secretário Francisney Liberato Batista Siqueira, responsável pela Secex, terá em sua equipe 34 servidores, sendo três supervisores

Em 2017, Levantamento feito por meio do Programa de Aprimoramento do Sistema de Controle Interno dos Fiscalizados, o Aprimora do TCE-MT constatou inúmeras fragilidades, desperdício de recursos públicos e resultados negativos no transporte escolar, atendimento de urgência e emergência por meio de ambulâncias, no recolhimento de lixo e patrulhamento de ruas e avenidas, entre outros, em diversos municípios. O resultado mostrou que, na metade dos municípios analisados, o controle interno na gestão de frotas era incipiente e nenhum deles atingiu a meta de 70% do nível de maturidade.

Do total de municípios avaliados, 52,46% alcançaram nível de maturidade inicial, 43,44% dos municípios apresentaram nível de maturidade básico e apenas 4,10% alcançaram o nível intermediário. Em nenhum deles o controle interno na gestão de frotas era efetivamente positivo. Em Poxoréu, a supervisão do trabalho ficou a cargo do auditor Valdir Cereali, com a colaboração dos servidores Clóvis de Almeida e Edson Reis.

[show_course id=”806″]