Orzil News
Brasília, March 29, 2024 7:58 AM

Funasa participa de primeiro seminário online em parceria com a Caixa

Publicado em: 29/01/2021 20:01 | Atualizado em: 29/01/2021 20:01

Servidores da Fundação orientaram prefeitos da Paraíba e falaram sobre as ações desenvolvidas pela Instituição

Por Coordenação de Comunicação

I Seminário Virtual de Investimentos Federais Caixa e Funasa reuniu servidores das instituições e prefeitos da Paraíba

Foto: Caixa

Hoje (29/01), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB), participou do I Seminário Virtual de Investimentos Federais Caixa e Funasa, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal (Caixa) em videoconferência, com o objetivo de divulgar e orientar os gestores dos municípios da Paraíba sobre os produtos e serviços oferecidos pelas duas entidades.

O evento, que iniciou às 9h, contou com a participação de Virgínia Velloso, superintendente da Suest/PB; Osvaldo Balduíno, engenheiro e chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp); Roseane Batista, chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam); Tereza Melo, chefe do Serviço de Convênios (Secov); Martoni Sobral, superintendente-executivo de governo da CEF; Jovânio Gomes, gerente-filial da Gerência Executiva de Governo de João Pessoa (GIGOVJP); e prefeitos das cidades paraibanas.

As apresentações iniciaram com os servidores da Caixa, Jovânio e Martoni, que falaram sobre a atuação e as etapas nos contratos de repasses financeiros, a introdução do sistema de pagamentos PIX para transferências de recursos, a modernização da gestão, os programas de capacitação disponibilizados pelo banco e os processos de prestação de contas.

Segundo Sobral, a parceria com a Fundação possibilitará maior controle e transparência nas informações, facilitando o acompanhamento dos recursos da União. “Com essa parceria será mais fácil de realizar as fiscalizações e as liberações dos recursos, porque, assim, também poderemos acompanhar os municípios que assinarem com a Funasa e auxiliá-los”, ressaltou.

Em seguida, Osvaldo Balduíno explicou quem é e o que a Instituição faz, além de apresentar o referencial estratégico da Funasa: missão, visão e valores. Para o engenheiro, o papel da Fundação é muito importante e necessário para o desenvolvimento do país, ajudando levar a saúde preventiva a quem mais precisa. “Ainda hoje mais de 100 milhões de pessoas não possuem acesso a um Sistema de Esgotamento Sanitário adequado, e nós, da Funasa, buscamos os melhores meios para atendê-los”, disse.

Para falar sobre saúde ambiental, Roseane Batista apresentou as atividades do Sesam, onde destacou as ações de controle e qualidade da água para consumo humano e a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), desenvolvida por um servidor da Fundação.

A servidora Tereza Melo falou das prestações de contas e suas etapas a serem cumpridas pelos gestores de cada município, desde a liberação dos recursos ao parecer financeiro.

Ao final do evento, a superintendente Virgínia agradeceu a participação dos presentes e ressaltou a importância da parceria entre as entidades, além de disponibilizar espaço para perguntas e sanar dúvidas dos dirigentes. “Nesta manhã nós plantamos frutos, no qual as trocas de experiências e esclarecimentos ajudarão os prefeitos a enxergarem uma nova e importante perspectiva de fiscalização”, enfatizou.