Orzil News
Brasília, March 28, 2024 8:19 AM

Funasa - Reunião técnica mostra casos de sucesso da SALTA-z

Publicado em: 16/04/2019 14:04 | Atualizado em: 16/04/2019 14:04
Evento realizado na sala 219, reuniu diretoria da Fundação, prefeitos e representante da Confederação Nacional dos Municípios para apresentação de prefeituras que ganharam prêmios pela boa gestão após implementação da SALTA-z

Presidente Ronaldo Nogueira e os criadores da SALTA-z, Eládio Carvalho e João Nunes, que receberam uma carta de agradecimento

Foto: Daniel Ribeiro

Na manhã desta segunda-feira (15/04), foi realizada a reunião técnica de valorização sobre a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-z), na sala 219. Conduzido pela coordenadora da Coordenação de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (Cocag) Silene Ximenes, a reunião teve como objetivo apresentar casos de sucessos do SALTA-z nas prefeituras de Abaetetuba/PA e Tartarugalzinho/AP.

O evento, que teve a apresentação de servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e prefeitos premiados pelo uso da SALTA-z, contou com a presença do presidente Ronaldo Nogueira, o diretor-executivo Márcio Cavalcante, a diretora do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) Ociléia Carneiro, o diretor do Departamento de Engenharia em Saúde Púbica (Densp) Ruy Gomide, o diretor do Departamento de Administração (Deadm) Carlos Luis Barroso Junior e o auditor-chefe Rafael Ayoroa Ramos.

Ronaldo Nogueira falou sobre a qualidade e ressaltou a eficiência do equipamento de abastecimento de água, que reduziu em 67% a incidência de doenças diarreicas agudas no primeiro trimestre de 2019.

O prefeito de Abaetetuba/PA Alcides Negrão enalteceu a criação da SALTA-z e o trabalho em conjunto com a Fundação, que em seis meses reduziu índices de doenças. “Esta parceria foi fundamental, que possibilitou que nós levássemos água ao nosso irmão ribeirinho, que há muitos anos, não tinha água própria para o consumo. Isto para nós foi extremamente importante porque possibilitou água tratada de qualidade e redução nos indicadores de várias doenças”, disse.

O mesmo foi apontado pelo prefeito de Tartarugalzinho/AP Rildo Gomes. Para ele, as comunidades ribeirinhas foram as principais beneficiadas. “O SALTA-z veio para resolver um problema que há séculos a gente vinha tendo problema. Além de ser de baixo custo, o equipamento é muito eficiente. A população ribeirinha está tendo a oportunidade de ter água potável”.

Para os criadores da Solução, Eládio Carvalho e João Nunes, ter o equipamento ganhando prêmios por eficiência é uma alegria, não só pela autoria, mas por beneficiar milhares de pessoas pelo país. “Para mim, é uma grande alegria de ser um dos idealizadores de um projeto que hoje está trazendo benefício para famílias que não tinham água tratada antes. Hoje este projeto está trazendo um grande impacto para a sociedade”, afirma João Nunes.

“O nosso olhar é de agente público na área de saneamento. A gente trabalha na condição da política pública. Eu acho que este programa SALTA-z, com toda essa ressonância, juntos aos municípios e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), isso é um reflexo do fortalecimento do programa”, disse Eládio.

[show_course id=”794,799″]