Orzil News
Brasília, March 29, 2024 11:12 AM

Fundo Monetário Internacional capacita servidores em Gestão de Riscos Fiscais

Publicado em: 11/01/2019 08:01 | Atualizado em: 11/01/2019 09:01

Frente de Gestão de Riscos

Curso contou com participantes de diversos países da América Latina

O Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI) promoveu, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018, em Brasília,  o curso “Fortalecimento das Instituições Fiscais e Gerenciamento de Riscos Fiscais”. A capacitação foi ministrada em espanhol pelos consultores técnicos Ramon Hurtado e Jorge Baldrich.

O curso contou com a participação de membros de diversos países da América Latina, com experiência relevante em políticas fiscais, macroeconomia, gestão de riscos fiscais, gestão de tesouro ou orçamento público.

O Ministério da Economia foi representado por auditores federais do Tesouro Nacional e do Comitê de Gestão de Riscos, Controle e Integridade – CGRCI: Alan Milagres e Thiago Rodrigues.

Descrição do Curso

O curso examinou o papel das instituições fiscais na identificação e Gestão de Riscos Fiscais.

Deu destaque, ainda, às principais instituições que auxiliam os governos a melhor compreender os tipos, a escala e a probabilidade de realização dos riscos que enfrentam.

Abordou as possibilidades de implementação, por parte dos governos, dos arranjos institucionais necessários a mitigar riscos, bem como melhorar sua identificação, quantificação, e a promoção de transparência fiscal.

A expectativa é promover a gradual convergência sobre a capacidade técnica de compreender, descrever, explicar e exemplificar os principais riscos fiscais e os passivos contingentes na formulação de políticas fiscais; descrever o papel das principais instituições fiscais na gestão de riscos fiscais; priorizar e avaliar a relevância de cada tipo de risco fiscal; calcular o impacto dos principais riscos fiscais macroeconômicos e em outros campos; e preparar um relatório de riscos fiscais abrangendo os mais relevantes.”

Servidores no curso do FMI 

Servidores do Ministério da Economia participam de curso do FMI sobre Riscos Fiscais

registrado em: Ministério da Economia

Editais de Chamamento Público 2019
18 de março de 2019 / Brasília – DF
Curso Especial com foco no correto entendimento, elaboração e análise de editais de chamamento público/concurso de projetos do órgão, visando à seleção de instituições ou de projetos que tornem eficiente, eficaz e efetiva a execução do instrumento a ser pactuado em observância dos dispositivos legais que regem a matéria.