Orzil News
Brasília, April 18, 2024 6:29 PM

Futebol e educação são destaques em webinar do Integra Brasil

Publicado em: 23/07/2021 13:07 | Atualizado em: 23/07/2021 13:07
Encontro online abordou o protagonismo da escola, de programas educacionais, da família e dos atletas na formação cidadã de crianças e adolescentes

Owebinar “Futebol nas Escolas”, realizado nesta quinta-feira (22.07), debateu a junção do esporte com a escola como uma receita de sucesso para a formação dos jovens. A iniciativa do Programa Integra Brasil, coordenado pelos ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos teve como convidados representantes do ministério da Educação, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e do Sport Club Internacional.

“Futebol e criança são uma combinação perfeita. A gente pode ter o futebol como um canal para a proteção contra a tristeza, o abuso, a depressão, as doenças físicas e psicológicas das nossas crianças. Até a evasão escolar a gente pode combater com o futebol”, afirmou Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante a abertura do webinar.

Opinião compartilhada pela secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina. “Acredito que o esporte pode ser uma tábua de salvação num mundo em que muitos valores estão esquecidos. O futebol, com a força que ele tem no Brasil, é uma ferramenta de transformação para as crianças se tornarem cidadãos com disciplina, valores e perseverança”.

A relação do Programa Integra Brasil, que pretende utilizar o futebol como ferramenta de transformação da sociedade e prática dos direitos humanos, com a educação se tornou mais forte em 2021. A iniciativa deixou de ser um projeto ministerial para se tornar um programa de governo, a partir do Decreto nº 10.650, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 17 de março.

O representante do Ministério da Educação, Alexandre Anselmo Guilherme, coordenador geral de Formação de Professores da Educação Básica, falou sobre a importância da conexão entre o que se aprende nas instituições de ensino e no esporte. “Tanto no ensino fundamental como no médio, o futebol está na grade curricular, como uma aprendizagem essencial aos estudantes. A educação física é parte fundamental, pois utiliza o esporte tanto para o desenvolvimento do autocuidado e saúde, como também da socialização e entretenimento dos alunos, além de favorecer o diálogo com as demais áreas do conhecimento”.

Programas

Os ministérios da Cidadania, da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e da Educação (MEC) realizam em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) os projetos Escola Amiga do Atleta e Futebol na Escola. Entre as duas pastas, há o projeto Família na Escola.

O coordenador geral de Esporte e Educação da SNELIS, Carlos Lombardi, apresentou os programas esportivos desenvolvidos pela secretaria para a promoção do esporte educacional, e salientou a importância da retomada dos Jogos Sul-Americanos Escolares em 2022 e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) a partir de 29 de outubro deste ano, após 17 anos de interrupção.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), responsável por organizar os JEBs, esteve representada pelo seu CEO, Luiz Delphino, que fez coro à importância das atividades físicas nas instituições de ensino como forma de promover o desenvolvimento humano. “Defendemos que o esporte nos une e é um agente de transformação. O protagonismo das escolas em desenvolver e fomentar o esporte contribui para a base esportiva dos jovens e seu desenvolvimento como seres humanos”, afirmou.

Por outro lado, uma ponte entre as escolas e o esporte de alto rendimento são os clubes que investem na formação de atletas. Cauê Vieira, vice-presidente de Relacionamento Social do S.C. Internacional, de Porto Alegre, explicou a filosofia de trabalho realizado nas categorias de base do time gaúcho. “Muito antes de formarmos atletas de alto nível, temos que formar cidadãos, temos que fornecer educação, fazemos isso desde quando eles entram aqui. Não existem profissionais sem educação”, afirmou.

Também participaram do encontro a coordenadora de Formação de Professores da Educação Básica do MEC, Leda Regina Bitencourt da Silva, a secretária nacional da Família, Ângela Gandra, o Vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar, o diretor da Secretaria Nacional da Família do MMFDH, Daniel Celestino, e o diretor geral das Categorias de Base do S.C. Internacional, Felipe de Oliveira.

O encontro foi o quarto de uma série de seis da 2º Jornada de Seminários do Integra Brasil 2021. O próximo será realizado no dia 29 de julho, às 14h30, com o tema “Futebol de Igualdade”. Os webinares podem ser vistos pelo Facebook do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ou pelo canal da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania no Youtube.

fonte Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

2 e 3 – Emendas Parlamentares 2021 Confirmado!

5 e 6 – Processo Administrativo Disciplinar – PAD e PAR INÉDITO! Confirmado!

9 a 11 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI

9 a 13 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado! Últimas Vagas!

12 e 13 – Ajustes firmados com Fundações de Apoio – Abordagem Jurídica do TCU

16,17 e 18 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) INÉDITO! Confirmado!

16 e 17 – Plataforma +BRASIL 1 (Proposta e Plano de Trabalho)

19 e 20 – Plataforma +BRASIL 2 (Execução e Prestação de Contas)

19 e 20 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC

23 e 24 – Planilha de Custos e Formação de Preços

23 a 24 – Parcerias Público-Privadas PPP INÉDITO!

25 a 27 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações e Contratos nº 14.133/2021

25 a 27 – A Responsabilidade dos Agentes Públicos perante o TCU INÉDITO!

31 e 01 de setembro – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021)INÉDITO!

31 e 01 de setembro – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

2 e 3 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações e Contratos nº 14.133/2021

2 e 3 – Termo de Execução Descentralizada – TED

8 a 10 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (LEI nº 14.133/2021)

9 e 10 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado! Últimas Vagas!

16 e 17 – Pregão e a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)

20 e 21 – Pregão Eletrônico e a Operacionalização no COMPRASNET

22 a 24 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) INÉDITO!

23 e 24 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas INÉDITO!

27 e 28 – Parcerias Público-Privadas PPP INÉDITO!

30 a 1 de outubro – Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021

30 a 1 de outubro – Emendas Parlamentares 2021


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+


04 e 05 – 
Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) INÉDITO!

07 e 08 – Contratos Administrativos e a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) INÉDITO!

13 a 15 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (LEI nº 14.133/2021)

14 e 15 – Captação de Recursos Federais

21 e 22 – Elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares – ETP

18 a 22 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias