Orzil News
Brasília, March 28, 2024 12:25 PM

Governo aprova sete programas de desligamento de empregados de estatais

Publicado em: 17/05/2019 15:05 | Atualizado em: 17/05/2019 15:05

Redução de custos

Estimativa é de que os PDV’s proporcionem uma economia de mais de R$ 2 bilhões por ano

A Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia aprovou para este ano a adoção de sete propostas de Programa de Desligamento Voluntário (PDV’s) para empresas estatais federais.

A medida segue a política de diminuição do aparelho estatal e deve resultar no desligamento de mais de 21 mil empregados, com uma economia em folha de R$ 2,3 bilhões por ano.

Segundo o secretário de Coordenação e Governança das Estatais, Fernando Soares, a expectativa é que os programas aprovados sejam finalizados ainda este ano. Ele disse ainda que a ideia do PDV é redução de custos, com aumento da produtividade das empresas estatais.

“As empresas estatais devem ter foco em eficiência, produtividade e economia de custos. Temos que primar por uma alocação eficiente do recurso. Toda a nossa ação é nesse sentido de melhorar a entrega dessas entidades para a sociedade brasileira”, declarou Soares.   cursos especiais+

Entre as estatais que já anunciaram PDV’s estão Correios, Petrobras, Infraero e Embrapa. Por uma questão estratégica, a Secretaria de Desestatização não pode divulgar quais as outras empresas estão com PDV’s aprovados. Fernando Soares explicou que quem deve fazer esse anúncio são as próprias companhias.

“Cabe à gestão fazer um trabalho junto aos seus empregados para que o PDV seja melhor entendido por eles. É preciso que a área de Recursos Humanos da empresa e a diretoria mostrem os benefícios da adesão ao programa”, disse.

De acordo com o coordenador, além dos sete PDV’s já aprovados, a secretaria de estuda a adoção de mais quatro programas de empresas distintas ainda para este ano.
[show_course id=”812″]