Orzil News
Brasília, April 16, 2024 7:11 AM

Governo do Estado lança portal interativo para aprimorar logística de Mato Grosso

Publicado em: 26/06/2018 12:06 | Atualizado em: 26/06/2018 13:06

Governo do Estado lança portal interativo para aprimorar logística de Mato Grosso

26 de junho de 2018

Fonte:Sinfra-MT


Crédito: Marcos Vergueiro

O Governo de Mato Grosso lançou uma plataforma virtual de transparência de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura do Estado. O portal Central Infra apresenta dados online de obras, o plano diretor de transporte e demais ações realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Profissionais da Sinfra com experiência internacional na área de infraestrutura, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desenvolveram o portal que reúne o que há de mais moderno em tecnologia e ferramentas interativas de análise, planejamento e gestão.

A concepção da Central Infra é um dos resultados iniciais da parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dos Estados Unidos (EUA), que doou, a fundo perdido, US$ 1 milhão, para realização de estudos, análises e projetos para aprimorar a logística do Estado, potencializar o turismo, preservar o meio ambiente e capacitar os servidores públicos.

“Com essa ferramenta é possível ter o acompanhamento simultâneo de todas as obras da Sinfra. Também está mapeada diversas informações valiosas como todo o fluxo de carga em Mato Groso, desde a origem ao destino, plano diretor de transporte. Temos dados, mapas e informações estratégicas acessíveis a todos”, afirmou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

Em todo o Brasil, a ferramenta online e interativa é pioneira e a mais completa do gênero. O portal foi lançado durante reunião de apresentação dos primeiros resultados de cooperação técnica, firmada entre o governo estadual e o BID.

“A falta de planejamento logístico e de dados confiáveis e acessíveis sobre a infraestrutura de Mato Grosso, resultou em ações desastrosas e onerosas para os cofres públicos nas gestões anteriores. Por determinação do governador Pedro Taques, iniciamos um trabalho pautado no planejamento, que será decisivo na tomada de decisões futuras, para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente”, finalizou Duarte. Clique aqui e acesse a Central Infra.

Resultados da gestão

A Sinfra também lançou, durante a reunião com o BID, na última quinta-feira um livro que registra e apresenta todas as ações realizadas pela secretaria no período de 2015 a 2017. O material, rico em informações e imagens, apresenta detalhadamente mudanças importantes e significativas na administração da secretaria, que demonstra resultados concretos para a sociedade e transformou para melhor a realidade logística do Estado.

Nesse período, o Governo de Mato Grosso fez 2.400 km de asfalto em rodovias estaduais, considerando as obras de construção (1.000 km) e de reconstrução (1.400 km). Além disso, o documento apresenta os acordos estratégicos entre diversas organizações nacionais e internacionais, na busca constante de resultados para o Estado. O arquivo digital do livro será disponibilizado para download. Em breve o link está disponível no site: www.sinfra.mt.gov.br.

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Falhas e Irregularidades nos Convênios e Instrumentos Congêneres

Exposição dos erros mais comuns na execução de políticas públicas, por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria, apontados pelos próprios concedentes e pelos órgãos de controle (Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União – TCU), no intuito de que os gestores possam evitá-los. O correto entendimento dos pontos polêmicos da legislação e da prática propicia mitigar riscos, contribuindo, com isso, para assegurar boa e regular aplicação dos recursos públicos.

26 e 27 de julho de 2018 / Brasília – DF