Orzil News
Brasília, April 18, 2024 10:56 AM

Governo Federal disponibiliza capacitação online para equipe do Programa Criança Feliz

Publicado em: 17/01/2021 13:01 | Atualizado em: 17/01/2021 13:01
Inscrições estão abertas e curso pode ser feito por qualquer pessoa. Período de atendimento remoto é estendido como medida de prevenção ao novo coronavírus

O Ministério da Cidadania estendeu as medidas de segurança, devido à pandemia de Covid-19, para a equipe do Programa Criança Feliz (PCF) e para o público atendido, conforme a Portaria n° 590 publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15.01). A capacitação dos visitadores será realizada em plataforma online e os atendimentos continuarão remotos.

O curso básico do Criança Feliz é direcionado a todos os profissionais do programa: visitadores, supervisores e multiplicadores. Mas ele também pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a iniciativa. O conteúdo está disponível no portal do Ministério da Cidadania e pode ser acessado aqui. As inscrições estão abertas e vão até o dia 18 de fevereiro. O encerramento da turma será no dia 28 do próximo mês, com carga horária de 20 horas e certificado de conclusão.

A formação é preparatória para quem vai cursar os módulos presenciais do Guia para a Visita Domiciliar (GVD) e do método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e tem por objetivo disseminar os conhecimentos básicos sobre o Criança Feliz e nivelar as informações para os participantes que realizarão os módulos presenciais.

Vistas remotas

Dando prosseguimento às medidas de cuidado que o Governo Federal está tomando contra o novo coronavírus, as visitações continuarão suspensas, mas sem prejudicar o atendimento às famílias. O acompanhamento de crianças e gestantes se manterá de forma remota, via telefone, aplicativo de mensagem (whatsapp), vídeo ou outros meios de comunicação. Continuam valendo as recomendações para o enfrentamento da pandemia de acordo com as Portaria/MC nº 337, de 24 de março de 2020, e Portaria/SNAS n° 54, de 1º de abril de 2020.

Passada a pandemia, estados, municípios e o Distrito Federal deverão ofertar capacitações presenciais do GVD e do CDC aos profissionais do programa. As atividades presenciais de usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros Especializados de Assistência Social (CREAS) também estão mais flexíveis, sempre com o intuito de reduzir a circulação de pessoas e evitar aglomerações nestes locais. As medidas já estão em vigor, e têm validade de 90 dias, contando a partir do dia 1º de janeiro.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania