Orzil News
Brasília, April 24, 2024 6:44 PM

Governo Federal entrega 125 títulos de propriedade de terra no Maranhão

Publicado em: 11/02/2021 20:02 | Atualizado em: 11/02/2021 20:02
Famílias quilombolas e moradores de agrovilas são beneficiadas com a iniciativa

Governo Federal entrega 125 títulos de propriedade de terra no Maranhão

Ministra Damares Alves durante a entrega de título de Propriedade às famílias de agrovilas locais. (Fotos: Alan Santos/PR)

As famílias quilombolas e moradores de agrovilas do estado do Maranhão foram beneficiadas com títulos de propriedade. A entrega foi feita em evento nesta quinta-feira (11), no município de Alcântara. Os títulos estavam pendentes desde 1980. Assista ao vídeo.

Na oportunidade foram repassados às famílias 125 títulos já registrados em cartório. A medida favoreceu famílias que foram remanejadas de seus locais de origem para a construção do Centro de Lançamento de Alcântara, em 1983.

O presidente da República Jair Bolsonaro lembrou, durante a cerimônia, que a entrega dos títulos é uma questão de dignidade com os mais humildes e que é algo histórico para o Governo Federal.

“Sei das dificuldades das cidades pequenas e nós devemos ajudar os seus moradores, essa é uma forma de dar dignidade ao homem do campo. Não existe preço portar em suas mãos um título de propriedade para dizer que é seu, que pode investir, buscar recursos e melhorar aquilo que agora é meu. Esse é o nosso trabalho”, afirmou o presidente.

A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, que integrou a comitiva presidencial, destacou que cuidar de vidas e fortalecer as famílias é a maior obra do governo Bolsonaro e apresentou ainda, algumas ações da pasta relacionadas aos quilombolas.

“O governo Bolsonaro é assim, é o que investe nas vidas. Em período de pandemia, entregamos em áreas de quilombo, em menos de cinco meses, cestas básicas para mais de 77 mil famílias. Em 2019, o governo Bolsonaro certificou 91 comunidades quilombolas no Brasil e em 2020, o governo certificou mais 29 comunidades”, lembrou a ministra.

Damares ressaltou ainda mais ações e deu alguns números repassados a comunidades quilombolas no Brasil.

“Só no nosso ministério, investimos R$ 4,4 milhões para indenizar 16 áreas de territórios quilombolas, beneficiando a 994 famílias de uma única vez. Também vamos entregar nos próximos dias, mais de 3 mil cisternas em quilombos por todo o Brasil”, concluiu a ministra.

Alcântara fica na Região Metropolitana de São Luís, com população estimada em 22,1 mil habitantes.

Com informações da Agência Brasil

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277