Orzil News
Brasília, March 29, 2024 12:39 AM

Governo Federal lança o Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana

Publicado em: 24/09/2021 11:09
Ferramenta reúne diversos dados sobre o setor fornecidos por diversas instituições. Apresentação do portal ocorreu nesta quinta-feira (23) durante a Semana da Mobilidade, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional
Simu

Brasília (DF) – No quarto dia de atividades da Semana da Mobilidade, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, nesta quinta-feira (23), o Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (Simu). A ferramenta, em formato de portal, permite a consulta e visualização de dados do setor e vai contar com informações provenientes de diversos órgãos e agências federais.

Além do MDR, também colaboram com informações para o Sim o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Caixa Econômica Federal, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o WRI Brasil e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).

“A partir da criação desse sistema, o próximo passo é fazer a ponte com nossos parceiros para que eles possam compartilhar suas informações com frequência e, assim, tornar o Simu um braço auxiliar na tomada de decisões na questão da mobilidade urbana”, destacou a coordenadora-geral de gestão e empreendimentos do MDR, Carolina Baima.

Nesta primeira versão, será possível consultar informações em sete temáticas: infraestrutura de mobilidade urbana; serviços de mobilidade urbana; política tarifária; acesso a oportunidades; sustentabilidade ambiental; acidentes em transportes terrestres; e carteira de empreendimentos apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Simu atende à Lei n. 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Entre outras atribuições, cabe à União organizar e disponibilizar informações sobre o Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana e a qualidade e produtividade dos serviços de transporte público coletivo.

Investimentos

Os investimentos do MDR reforçam a preocupação do Governo Federal em oferecer mais qualidade de vida aos brasileiros. Desde 2019, foram repassados cerca de R$ 5,9 bilhões do Orçamento Geral da União (OGU) para ações de mobilidade urbana e de desenvolvimento regional.

Semana da Mobilidade

Nesta sexta-feira (24), último dia da Semana da Mobilidade, o MDR lança, às 9h, o Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana. O órgão terá a função de assessorar a Pasta em ações relacionadas às políticas públicas de mobilidade urbana. Toda a programação será transmitida pelo canal do Ministério do Desenvolvimento Regional no YouTube.

fonte MDR