Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:27 PM

Governo Federal lança programa para incentivar retomada segura do turismo

Publicado em: 11/11/2020 15:11 | Atualizado em: 11/11/2020 15:11
Ministro Marcos Pontes acompanhou cerimônia de lançamento no Palácio do Planalto

50587514463_6c8fa279b9_k.jpg

Foto: Isac Nóbrega/PR

Afim de incentivar o retorno seguro do turismo no Brasil, o Governo Federal lançou nesta terça-feira (10) o programa Retomada do Turismo. A iniciativa é uma união de esforços do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S que estabeleceu protocolos de segurança a fim de estimular as viagens a lazer e negócios dentro do país e mitigar os efeitos da pandemia do Covid-19. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou do evento de lançamento.

Com a presença de representantes do mercado de turismo, o evento apresentou as principais diretrizes do programa para preservação de empresas, melhoria de infraestrutura e protocolos de biossegurança para a cadeia do setor, além de destacar as Medidas Provisórias assinadas pelo Executivo durante a pandemia que permitiram a flexibilização de contratos de trabalho, a renegociação dos serviços adquiridos antes das medidas de restrição e um crédito de R$ 5 bilhões para o setor.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltou que o setor precisa de ações que facilitem o empreendedorismo e derrubem restrições desnecessárias. Segundo ele, algumas iniciativas também precisam de atuação do Congresso Nacional e governos estaduais. “Eu fico preocupado com os empreendedores do turismo do país pela forma como eles lutam para vencer obstáculos no país. Vamos buscar fazer a nossa parte”, disse.

O ministro do Turismo, Álvaro Antônio, listou números do segmento, como mais de 7 milhões de empregos, participação em 8,1% do PIB nacional e o impacto em 53 segmentos da cadeia produtiva e frisou a união de entidades em torno da retomada do turismo dentro de protocolos de segurança construídos junto com o Ministério da Saúde.

“A você, turista, nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que contém o selo do turismo responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil, obedecendo todos os protocolos de biossegurança. Esses estabelecimentos se preocupam verdadeiramente com a saúde do turista e também com o desenvolvimento econômico do Brasil”, garantiu.

Conheça as ações do programa no site https://retomada.turismo.gov.br/