Orzil News
Brasília, April 19, 2024 1:34 PM

Governo vai acompanhar saúde de profissionais que ajudaram em resgate

Publicado em: 19/02/2019 15:02 | Atualizado em: 19/02/2019 15:02

Bombeiros de diversos estados e da Força Nacional de Segurança, bem como pessoal envolvido da Defesa Civil e do Ibama, serão acompanhados por 20 anos

Governo vai acompanhar saúde de profissionais que trabalharam em resgate

O estudo vai avaliar doenças que estejam relacionadas diretamente ao desastre – Foto: Reprodução/Bombeiros MG

O governo anunciou uma série de medidas para auxílio à saúde da população da região afetada pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). De acordo com o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, os cerca de mil profissionais que trabalharam nas ações de resgate e de busca serão acompanhados pelos próximos 20 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, o estudo vai avaliar doenças que estejam relacionadas diretamente ao desastre, como a contaminação por metais pesados e leptospirose. O acompanhamento será direcionado aos profissionais dos Bombeiros de diversos estados, da Força Nacional de Segurança, da Defesa Civil, do Ibama e de outros órgãos regionais que participaram dos resgates.

População afetada

Para atender a população da região, o governo de Minas Gerais vai contar com R$ 196,1 milhões de recursos adicionais para ampliar o atendimento em suas unidades de saúde públicas. O valor qualificará a assistência no estado e também fortalecerá as ações de vigilância em saúde em 18 municípios atingidos pelo rompimento.

Fonte: Planalto, com informações do Ministério da Saúde