Orzil News
Brasília, March 28, 2024 1:35 PM

Governo vai apoiar quatro candidaturas para rede de Cidades Criativas Unesco

Publicado em: 21/05/2019 17:05 | Atualizado em: 21/05/2019 17:05

ECONOMIA CRIATIVA

Municípios candidatos ao título têm até 4 de junho para enviar dossiê de candidatura. Seleção será feita por comissão do Ministério das Relações Exteriores

O governo federal vai apoiar a candidatura de quatro municípios brasileiros para a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As cidades interessadas devem enviar o dossiê de candidatura, até 4 de junho, à comissão de seleção, que está a cargo do Ministério das Relações Exteriores, por meio do e-mail [email protected].

A Rede de Cidades Criativas congrega mais de 180 municípios em todos os continentes com o objetivo de promover a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A Rede cobre sete setores criativos: gastronomia, cinema, música, design, artesanato e artes folclóricas, arte mídia e literatura.

Oito cidades brasileiras já integram a rede: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

As cidades interessadas em concorrer à chancela do governo federal, que é obrigatória para a candidatura à rede, devem enviar os seguintes documentos à comissão de seleção:

  • Formulário de candidatura oficial da Unesco, assinado e integralmente preenchido em inglês ou francês;
  • Carta de intenções assinada pelo prefeito da cidade que expresse o apoio à candidatura;
  • Carta de apoio de duas entidades da sociedade civil com atuação reconhecida no setor criativo de candidatura;
  • Três fotos da cidade que se relacionem com a área criativa escolhida;
  • Formulário de cessão de direitos e registro de fotos assinado.

Os critérios de classificação foram elaborados com base nos princípios da Rede de Cidades Criativas e no Guia de Candidaturas de 2019. Receberão pontos as candidaturas que:

  • Desenvolverem projetos que auxiliem no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Forem apresentadas em uma das duas áreas criativas com menor representação na rede: cinema e arte mídia;
  • Demonstrarem a relação entre o setor criativo e a História e o Patrimônio Cultural da cidade;
  • Apresentarem elementos comuns e de interação com alguns dos outros sete setores criativos que compõem a Rede;
  • Demonstrarem coerência entre os objetivos do projeto, as características da cidade e a área criativa escolhida;
  • Envolverem a participação ativa de autoridades municipais;
  • Atestarem a viabilidade financeira do projeto a ser executado;
  • Demonstrarem a capacidade do município de contribuir para a Rede e engajar-se em suas atividades; e
  • Apresentarem boa qualidade de tradução em suas informações em idioma estrangeiro.

Em caso de empate, municípios das regiões Norte e Centro-Oeste, que possuem menos representantes na Rede das Cidades Criativas, poderão receber pontos extras. A comissão de seleção poderá consultar especialistas no tema para auxiliar no processo seletivo. cursos especiais+ 

Os municípios que receberem o endosso do governo federal têm até às 19h do dia 29 de junho, horário de Brasília, para enviar as candidaturas. A seleção é feita pela Unesco a cada dois anos.

Apoio à participação na Rede

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania apoiou a elaboração do dossiê de candidatura de 15 municípios brasileiros, selecionados por meio de edital. Foram contempladas as cidades de Diamantina (MG), Campinas (SP), Rio das Ostras (RJ), Pelotas (RS), Aracaju (SE) e Taubaté (SP), em música; Cataguases (MG), Niterói (RJ) e Novo Hamburgo (RS), em cinema; Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), em gastronomia; Itaboraí (RJ), Imbituba (SC) e Santana de Parnaíba (SP), em artesanato e artes folclóricas; e Duque de Caxias (RJ) em artes midiáticas. Para cada uma das selecionadas, foi contratada consultoria especializada na área escolhida para a apresentação da candidatura.

Os municípios selecionados neste edital também precisam da carta de endosso e devem apresentar seus dossiês de candidatura para o Comitê Nacional até o dia 4 de junho.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania
[show_course id=”806″]