Orzil News
Brasília, April 25, 2024 9:13 PM

Governos estaduais adotarão sistema eletrônico de tramitação de documentos do governo federal

Publicado em: 06/09/2016 15:09 | Atualizado em: 06/09/2016 15:09

Governos estaduais adotarão sistema eletrônico de tramitação de documentos do governo federal

Proposta busca agilidade, produtividade, transparência e redução de custos para a administração pública dos estados

Publicado:  02/09/2016 19h00, planejamento.gov.br

 

 

Ainda este ano, governos estaduais começarão a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A proposta busca gerar mais eficiência e economia para a administração pública dos estados, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e redução de custos. O anúncio foi feito durante o 101º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), realizado esta semana, em Belém (PA).

“Identificamos uma redução de 50% a 70% no tempo para a conclusão de processos simples, como férias”, explicou o secretário adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cassiano Alves. Entre os órgãos que já aderiram ao sistema, a economia com papel chegou a 21,8%. Gastos com material de escritório tiveram queda de 28% e serviços de postagem, 10,7%. O SEI é uma plataforma de gestão de processos e documentos eletrônicos e foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O evento contou com a participação do governador do Pará, Simão Jatene, e de secretários de Administração de todo o país. O objetivo do encontro foi contribuir com a agenda positiva de reconstrução do Brasil. Segundo Jatene, o Brasil “precisa agora se reencontrar” e aprovar as reformas estruturantes, como a política e a da previdência social.

“Precisamos de inúmeras reformas, mas aquilo que mais afeta a prestação dos serviços ao cidadão é o alto custo do estado, que precisa ser readequado”, complementou a presidente do Consad, Alice Viana. Um dos principais temas debatidos no evento foi a negociação da dívida dos estados junto à União.

Com informações do Consad
Foto: Consad