Orzil News
Brasília, April 25, 2024 9:54 PM

GRU agora pode ser paga com cartão de crédito

  • #serpro
Publicado em: 15/03/2021 14:03
A partir da próxima segunda-feira, 15, será possível usar a nova modalidade para pagar serviços públicos disponíveis no PagTesouro
GRU cartão

fonte: Comunicação do Serpro — 12 de march de 2021

O cidadão que precisar pagar a prestação de serviços públicos por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) agora conta com a facilidade de poder usar também o cartão de crédito, além do PIX. A partir do dia 15 de março, a nova modalidade de pagamento vai estrear para serviços disponíveis no PagTesouro, plataforma de pagamento online do Tesouro Nacional, desenvolvido em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal. Desde novembro de 2020, o Tesouro Nacional já havia liberado aos cidadãos a modalidade de pagamentos instantâneos utilizando o PIX.

Atualmente, a plataforma digital pode ser utilizada para o pagamento a 12 órgãos públicos por serviços como emissão de passaporte, inscrições em concursos, importação de produtos, registros de patentes e multas de trânsito, eleitorais e ambientais.

De acordo com o Tesouro Nacional, o movimento de digitalização nos pagamentos é observado em várias pesquisas de mercado, e o Tesouro, como provedor de soluções para arrecadação de receitas à conta única, está evoluindo no contexto tecnológico e desburocratizando a economia.

“A modalidade de pagamentos das GRUs por cartão também se mostra ainda mais importante em um contexto de pandemia, que exige o distanciamento social”, avalia Luciano Oliveira Lima, um dos gerentes do Serpro responsáveis pela tecnologia.

Guia de Recolhimento da União

Usadas como forma de transferência de valores para a administração pública federal, as GRUs são o meio de quitação de taxas que financiam serviços públicos, como é o caso de aluguéis de imóveis públicos ou das custas para movimentação de processos judiciais. Também servem para pagamento de serviços educacionais  e inscrições para vestibulares em instituições públicas. Só em 2019, foram emitidas cerca de 37 milhões de GRUs em todo país, o que representou um ingresso de cerca de R$ 120 bilhões para os cofres públicos.

PagTesouro

O PagTesouro é a plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional. É uma tecnologia que permite aos cidadãos, com ou sem conta bancária, uma maior flexibilidade na hora de realizar pagamentos por taxas ou serviços públicos.