Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:22 PM

Grupo técnico inicia fase de avaliações para construção do novo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia

Publicado em: 10/08/2021 08:08
Após a finalização dessa etapa de avaliação do grupo de trabalho, será apresentada uma primeira versão do documento para consulta pública

Os grupos técnicos que trabalham na atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) iniciaram a avaliação das propostas referentes à consulta preliminar realizada junto aos grupos estratégicos de educação. O procedimento de atualização do documento é coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e integra a ação Novos Caminhos, com o objetivo de alinhar a oferta dos cursos às demandas dos setores produtivos e contemplar novas demandas socioeducacionais.

O grupo atuante nos trabalhos é composto por especialistas, divididos por cada um dos 13 eixos tecnológicos que compõem o CNCST, incluindo docentes, representantes das associações de tecnólogos e representantes dos conselhos profissionais e das empresas, que trarão pluralidade às reflexões acerca das atualizações necessárias e do mundo do trabalho. “O Catálogo Nacional de Cursos é o instrumento que orienta a oferta dos cursos. Ele vai disciplinar as instituições de ensino, e orientar a escola a desenhar sua proposta de formação e a conduzir o processo de desenvolvimento de aprendizagens que irão atuar no sentido de garantir que aqueles que passam por esta formação, de fato, adquiram as competências necessárias para uma atuação na vida laboral”, explicou a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Regattieri.

O novo CNCST está sendo elaborado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e trará, em sua nova edição, um formato totalmente digital conferindo maior interatividade do público e mais dinamismo. Após a finalização dessa etapa de avaliação do grupo de trabalho, será apresentada uma primeira versão do documento a ser disponibilizada para consulta pública de toda a sociedade. Essa iniciativa confere maior participação de todos os agentes envolvidos para o fortalecimento dessa construção coletiva, que contribui também para conferir maior visibilidade, reconhecimento público e social dessas graduações.

Programa Novos Caminhos completará mais uma etapa

A ação iniciada pelo programa Novos Caminhos de atualização do CNCST faz parte do eixo estratégico de Gestão e Resultado para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, por meio do aprimoramento do modelo de planejamento e governança. Esse trabalho prevê a constante atualização dos catálogos nacionais de cursos, que são os documentos referenciais para as instituições de ensino, estudantes, educadores e sociedade sobre os perfis dos profissionais, campos de atuação e outras informações importantes sobre a oferta dos cursos.

Para o alcance dessa meta, proposta pelo Novos Caminhos, o MEC já finalizou a atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e tem coordenado os trabalhos para atualizar a 3ª edição do CNCST, que apresenta 134 cursos superiores de tecnologia.

fonte Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC