Orzil News
Brasília, April 25, 2024 12:20 PM

GT-Ética inclui entrevistas com especialistas no processo de reformulação das normas federais

  • #cgu
  • #agu
Publicado em: 03/02/2021 20:02 | Atualizado em: 03/02/2021 21:02
AGU participa da segunda reunião do Colegiado que foi criado para atualizar códigos de ética dos servidores. Reunião também definiu a identidade visual do grupo.
reuniaoGT.jpeg

Responsável pela elaboração de uma proposta que irá atualizar os códigos de ética do Governo Federal, o Grupo de Trabalho Interministerial GT-Ética, que conta com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), decidiu que fará entrevistas com especialistas e autoridades públicas ligadas ao tema.

Para promover um amplo debate que resultará em normativos mais modernos, serão convidados juristas, membros da academia, ex-ministros, ex-conselheiros da Comissão de Ética Pública, agentes públicos de empresas estatais e de entes subnacionais, assim como especialistas da sociedade civil e de organismos internacionais. Agentes públicos operadores da ética e autoridades públicas federais de áreas que se relacionam com o assunto também poderão participar.

A estratégia foi definida durante a 2ª reunião ordinária do GT-Ética, realizada nesta terça-feira (2). O encontro contou com a participação de representantes de todo o colegiado. Pela Advocacia-Geral da União (AGU), participaram a advogada-geral da União adjunta, Vládia Pompeu, e o diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos Internos da Secretaria-Geral de Consultoria, Ciro Miranda.
Pela Secretaria-Geral da Presidência, estiveram presentes o secretário de Controle Interno (Ciset), Edson Sá Teles, e o secretário-executivo da Comissão de Ética Pública (CEP), Regis Holanda.

Pela Controladoria-Geral da União (CGU), participaram a coordenadora-geral de Ética Pública, Tatiana Petry, e o auditor federal de Finanças e Controle, Gustavo Costa. Pelo Ministério da Economia (ME), estiveram presentes o secretário nacional de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, e diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público, Cleber Izzo.

Identidade visual
Durante o encontro, também foi aprovada a identidade visual que irá compor os trabalhos do colegiado. Um farol luminoso foi escolhido como símbolo do grupo. “A ideia que queremos passar é de orientação para um caminho a ser seguido pelos servidores em seus dilemas éticos”, disse Teles, presidente do GT.

A identidade visual resultou do trabalho conjunto entre os órgãos federais e Assessoria Especial de Comunicação da SG (ASCOM/SG/PR). O conteúdo ilustrativo será utilizado para comunicação das atividades do GT-Ética, especialmente, para a publicidade das ações que irão envolver a participação de servidores públicos e sociedade civil.

GT-Ética

O GT-Ética foi instituído pela Portaria Interministerial nº 103, publicada no DOU em 21 de dezembro de 2020, com participação de representantes da Secretaria de Controle Interno da Secretaria-Geral da Presidência da República; da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União; da Secretaria Especial  de  Desburocratização,  Gestão  e  Governo  Digital  do  Ministério  da Economia; e da Advocacia-Geral da União, com o objetivo de apresentar à Comissão de Ética Pública da Presidência da República proposta de revisão do Código de Conduta da Alta Administração Federal e do Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo federal.

Saiba mais: GT que revisará códigos de ética do Governo Federal define cronograma e propostas para 2021

Com informações da Secretaria Geral da Presidência da República