Orzil News
Brasília, March 28, 2024 4:52 PM

Guias de Turismo já podem se inscrever em curso de qualificação em atrativos culturais das regiões Norte e Centro-Oeste

Publicado em: 26/01/2021 10:01 | Atualizado em: 26/01/2021 10:01
Inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (25.01) e seguem até 05 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 278 vagas

25.01.2021 Qualificação a distancia foto Capes.jpeg

O curso será realizado no período de 15 de março a 04 de outubro. Crédito: Divulgação Capes

OMinistério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins (UFTO) abriram, nesta segunda-feira (25), as inscrições para o curso gratuito de Especialização Técnica em Atrativos Culturais em Turismo das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil (Anctur). Voltado para Guias de Turismo, o objetivo é aprimorar competências destes profissionais e proporcionar experiências ainda mais ricas aos turistas que buscam conhecer a cultura brasileira. Ao todo, serão ofertadas 278 vagas para Guias de Turismo Regionais.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de fevereiro. O processo seletivo será por sorteio e a publicação do resultado da seleção ficará disponível no site da Anctur. Podem participar Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito Federal e que estejam habilitados como “Guia Regional” no Cadastur, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

Para se inscrever acesse AQUI.

O curso será realizado no período de 15 de março a 04 de outubro de 2021, e contará com certificação ao final. Com carga horária de 200h, o formato será híbrido: 160h na modalidade de ensino a distância (EaD) e 40h de aula prática.

O conteúdo será dividido em quatro módulos, envolvendo desde conceitos básicos de turismo, lazer e hospitalidade até a operação e gestão dos atrativos culturais, incluindo formatação de produtos, roteiros e planos turísticos. Também serão abordadas as tendências do desenvolvimento do turismo, como sustentabilidade e qualidade nos serviços turísticos, marketing e bens culturais, economia criativa, inovação e empreendedorismo social.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade, William França, destaca o papel do curso para promoção do turismo brasileiro. “A qualificação do setor de turismo é fundamental para alavancar o turismo local e ampliar o desenvolvimento econômico de uma região. Uma vez que os serviços e experiências ofertados tornam-se melhores, também passam a ser mais procurados”, avalia.

ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS – Os cursos fazem parte de uma série de capacitações que serão realizadas neste ano em atrativos culturais e naturais brasileiros. Para isso, o Ministério do Turismo firmou parceria com quatro institutos federais de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste).

Atualmente, há mais de 21 mil Guias de Turismo regionais em todo o país, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro de um mesmo estado, para visita a atrativos turísticos. Na prática, estes profissionais realizam uma mediação cultural, interpretam atrativos e são determinantes para garantir experiências únicas aos turistas.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo