Orzil News
Brasília, April 16, 2024 12:20 PM

Hélvio Guerra é empossado como diretor da ANEEL

  • #mrosc
  • #contratos
  • #aneel
Publicado em: 12/11/2020 20:11

Foi realizada nesta quinta-feira (12/11), na sede da ANEEL, a solenidade de posse do novo diretor da Agência, Hélvio Neves Guerra. A cerimônia , que foi transmitida ao vivo no canal da ANEEL no YouTube contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor-geral da agência, André Pepitone, além dos diretores Efrain Cruz e Sandoval Feitosa. A nomeação de Guerra, para exercer o mandato até maio de 2022, foi publicada em 6 de  novembro de 2020.

Em seu discurso, Guerra agradeceu ao ministro Bento Albuquerque pela indicação e ressaltou a importância da regulação para o setor elétrico brasileiro.
“O regulador tem importante papel na alocação dos custos e dos riscos Meu compromisso é trabalhar com os outros diretores da Agência para que a ANEEL cumpra esse papel com eficiência”, disse.

O novo diretor destacou que a boa regulação precisa ser simples e acessível a todos. “O setor é naturalmente complexo,  mas a regulação precisa ser simples para ser bem entendida por todos”.

O ministro Bento Albuquerque ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido pela ANEEL e seus servidores.
“A Aneel é uma instituição sólida, com pessoas competentes, dedicadas e comprometidas, como nós acompanhamos no dia a dia”, disse o ministro.

A posse foi prestigiada também pela secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, pelo ex-diretor da ANEEL e secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, pelo presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, presidente da EPE, Thiago Barral, e pelo ex-diretor geral da ANEEL José Mário Abdo, entre outras autoridades.

Em seu discurso , Pepitone destacou a qualidade profissional de Guerra e elogiou a decisão do governo de indicá-lo para a diretoria da ANEEL.
“Sua chegada ao colegiado mostra profundo compromisso do Presidente da República Jair Bolsonaro e do Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque para com a regulação no Brasil. Indicaram um técnico, um craque, um gestor comprometido com a longa tradição desta casa de diálogo e transparência. Será uma honra trabalhar ao seu lado, falo isso por mim , por toda a diretoria, e também em nome dos servidores da Casa, que tão bem o conhecem”.

Guerra é Engenheiro Eletricista graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI (1979), Mestre em Engenharia Elétrica também pela EFEI (1981) e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp (2001). De março de 2019 a outubro de 2020 ocupou o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME). Entre 2001 e 2019 trabalhou na ANEEL ocupando as superintendências de Estudos e Informações Hidrológicas, de Licitações e Controle de Contratos, de Concessões e Autorizações de Geração e de Fiscalização dos Serviços de Geração. Entre 2006 e 2010 foi Presidente da Comissão Especial de Licitações da ANEEL, responsável pelos leilões de energia e linhas de transmissão.

Agenda Dezembro 2020 – Cursos Plataforma Orzil Online: https://orzilonline.com.br/courses