Orzil News
Brasília, April 25, 2024 12:43 AM

Hospital Universitário de Brasília pesquisa efeitos da Covid-19 durante a gestação

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 24/06/2020 16:06 | Atualizado em: 24/06/2020 16:06
Por meio de pré-natal e parto em gestantes curadas, HUB-UnB/Ebserh analisará os impactos da doença, além do acompanhamento da criança

Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Universidade de Brasília e à Rede Ebserh (HUB-UnB/Ebserh), está realizando uma pesquisa que envolve mulheres gestantes que tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19. Com a realização do pré-natal, parto e acompanhamento do bebê no hospital, um grupo de profissionais, em parceria com a UnB e a Secretaria de Saúde (SES-DF), busca analisar os efeitos do vírus durante a gestação, parto, puerpério e no recém-nascido.

O objetivo é acompanhar 300 gestantes para avaliar, por exemplo, se a Covid-19 aumenta o risco de abortamento, parto prematuro, pré-eclâmpsia e malformação fetal e se o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto. “Estamos preparados para atender as gestantes e os recém-nascidos para avaliar o comportamento do vírus nesse grupo”, explica a chefe da Unidade Materno-Infantil do HUB e uma das coordenadoras da pesquisa, Lizandra Paravidine.

Os bebês também serão acompanhados desde o nascimento até os cinco anos de idade para analisar se o vírus interferiu no desenvolvimento neuropsicomotor da criança e se aumentou a mortalidade infantil. “Queremos entender se os filhos das gestantes expostas ao vírus vão apresentar alguma sequela no nascimento ou crescimento. E entendendo também como o vírus age nas gestantes, podemos estudar estratégias de tratamento e prevenção”, afirma o pediatra e professor da UnB Geraldo Fernandes, que também faz parte da coordenação da pesquisa.

Outras informações

Além do HUB, instituições do Brasil e do mundo estudam os efeitos da Covid-19 na gravidez. Para facilitar o acesso de profissionais da saúde às publicações relacionadas ao tema, integrantes de um projeto de extensão da UnB criaram um site que reúne essas informações científicas. A qualidade e procedência dos artigos e publicações são avaliadas por um grupo de professores universitários, que toda semana também prepara um resumo atualizado dos artigos disponíveis. “Todos os artigos passam por revisões prévias para apresentar informação científica qualificada para os profissionais de saúde”, garante o coordenador do projeto, professor Alberto Zaconeta.

Acesse o site: coronavirusegravidez.com

Atuação da Rede Ebserh

Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia

Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Com informações do HUB-UnB/Ebserh
Fonte: Ministério da educação

[show_course id=”934,943″]
[show_course id=”940,938″]