Orzil News
Brasília, April 19, 2024 4:05 AM

IBGE divulga atualização dos nomes dos municípios do país

Publicado em: 23/02/2021 22:02 | Atualizado em: 24/02/2021 14:02

O IBGE divulga hoje a atualização da lista com as alterações dos Topônimos Legais dos Municípios Brasileiros. Trata-se dos nomes próprios dos municípios, atualizados periodicamente no banco de estruturas territoriais do Instituto. A nova versão traz as quatro mais recentes mudanças e todas as anteriores. A tabela com as alterações pode ser acessada aqui

A versão atual traz as quatro atualizações ocorridas no ano de 2020 até fevereiro de 2021. A relação se encontra em formato de planilha excel e ainda apresenta as 127 alterações anteriores, contendo o nome anterior do município, o nome atual, o motivo da alteração e a data em que a denominação foi alterada no cadastro do IBGE.

Os quatro municípios que tiveram os nomes atualizados foram: Grão-Pará (SC), Atílio Vivácqua (ES), Pingo-d’Água (MG) e Amparo do São Francisco (SE).

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura local, ao remeter a um fato ou pessoa de relevância durante o processo de ocupação, ou então ao retratar o sentimento de pertencimento e identidade com o território.

As novas denominações passam a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE, tais como: os Mapas Municipais das Estimativas Populacionais, Base Cartográfica Contínua da Unidade da Federação, Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – BCIM, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), IBGE Cidades, além do SIDRA.