Orzil News
Brasília, April 19, 2024 1:51 PM

MC: Idade máxima de beneficiados pelo Criança Feliz será ampliada

Publicado em: 03/02/2021 18:02 | Atualizado em: 03/02/2021 19:02
Durante visita ao município de Guaíba (RS), ministro Onyx Lorenzoni afirmou que programa passará a atender as crianças com até 5 anos e 11 meses

Idade máxima de beneficiados pelo Criança Feliz será ampliada

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal que trabalha o desenvolvimento infantil. – Foto: Agência Brasília

A idade máxima dos beneficiados pelo programa Criança Feliz passará de 36 meses para 5 anos e 11 meses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que cumpre agenda no município de Guaíba (RS) e esteve acompanhado pelo secretário Especial de Desenvolvimento Social, Sérgio Queiroz, e pela secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira. Atualmente, são 1,1 milhão de atendidos pela iniciativa, incluindo gestantes e crianças de 0 a 3 anos.

“Sabemos como é importante desenvolver todo o potencial da criança: cognitivo, social e afetivo. O prazer em aprender é desenvolvido a partir do terceiro ano de idade até quase os 6 anos. A conjugação das ações permitirá que uma criança de uma família pobre, vulnerável, chegue ao primeiro ano do ensino fundamental com a mesma condição de uma de classe média. Hoje, ela chega com 40 vezes menos capacidade”, ponderou o ministro Onyx Lorenzoni.

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal que trabalha o desenvolvimento infantil, habilidades cognitivas e motores das crianças, além do fortalecimento da parentalidade (vínculo e papel dos cuidadores na vida da criança), tudo por meio de brincadeiras propostas pelos visitadores, a partir da visitação domiciliar às famílias. A iniciativa está presente em 2.928 municípios brasileiros. Já foram feitas mais de 40 milhões de visitas, com atendimento a mais de 1,1 milhão de crianças e gestantes.

Com informações do Ministério da Cidadania