Orzil News
Brasília, March 29, 2024 7:05 AM

IMP inicia atividades no FNDE

Publicado em: 17/05/2018 14:05 | Atualizado em: 17/05/2018 14:05

IMP inicia atividades no FNDE

 Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Quarta, 16 Maio 2018

IMP inicia atividades no FNDE

Servidores selecionados participam do primeiro módulo do curso, em Brasília

O primeiro módulo do programa IMP – Innovation Management Professional – teve início nesta semana nas dependências do FNDE.  Os 30 servidores selecionados para o IMP começaram as atividades na terça-feira, dia 15, e finalizam essa etapa nesta quinta-feira, 17, no auditório do Ed. Elcy Meireles.

“Cada servidor selecionado propôs um projeto inovador e agora vamos trabalhar esses projetos durante o curso”, afirma a assessora de Gestão Estratégica e Governança do FNDE, Mayra Santos. “O término do IMP se dá com a execução desses projetos”, acrescenta.

No total, o IMP tem carga horária de 960 horas, sendo 360 presenciais e duração aproximada de 12 meses, com aulas expositivas, workshops, desenvolvimento em laboratório de serviços e sessões de coaching. São previstas ainda cerca de 600 horas de pesquisa aplicada ao projeto do participante. Algumas disciplinas serão ministradas por professores alemães, em língua inglesa, no Brasil e na Alemanha. Isso inclui seminários, visitas a instituições culturais, educacionais e tecnológicas. A intenção é promover a internacionalização dos modelos de inovação a serem produzidos e executados pelo FNDE.

Ao final do curso os alunos serão certificados como Innovation Management Professional (IMP) com Credit Points (CP), reconhecidos pela Universidade Steinbeis-Sibe na Alemanha.

Segundo Mayra Santos, um dos pontos importantes dessa parceria com a Steinbeis-Sibe é a economicidade. “Nós vamos fazer projetos inovadores, que buscam melhorar a gestão dos processos dentro do FNDE, de dentro para fora. Ou seja, não vamos precisar contratar consultorias externas para delinear e executar esses projetos. Nós mesmos vamos fazer”, atesta.

“Entre os selecionados, há projetos de monitoramento integrado, educação corporativa, de melhorias na prestação de contas e projetos associados ao PAR, entre outros”, enumera a assessora Mayra Santos.

O curso IMP é um dos pilares integrados do Programa de Gestão da Inovação em Serviços e Produtos para o FNDE, que foi lançado no último dia 17 de abril. O programa visa produzir inovação e resultados, alinhados à visão estratégica da instituição, além de atualizar objetivos e metas.

Também pretende conectar servidores e colaboradores à estratégia institucional, para o desenvolvimento de um programa singular, com foco em pesquisa aplicada à promoção de inovação e transferência de tecnologia. Fruto de uma parceria com a Universidade Steinbeis-Sibe, corresponsável pelo projeto, o programa pretende envolver todos os servidores da casa.

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Tomada de Contas Especial – TCE (Nova Portaria-TCU nº 122, de 20 de abril de 2018 – Sistema e-TCE)

Curso especial com ênfase nos novos normativos do Tribunal de Contas da União (Portaria nº 122, de 20 de abril de 2018; Instrução Normativa nº 76 e Decisão Normativa nº 155, ambas de 23.11.2016, publicadas no DOU de 12.12.2016) que dispõem sobre a formalização, a instauração, a organização e o encaminhamento dos processos de tomada de contas especial; inclui informações sobre o novo Sistema e-TCE.

07 e 08 de junho de 2018 / Brasília – DF