Grupo Orzil -

Orzil nas redes

Inaugurado o 41º laboratório contra lavagem de dinheiro

Publicado em: 16/11/2017 - 12:31

Início » FISCALIZAÇÃO e COMPLIANCE » Notícias » Inaugurado o 41º laboratório contra lavagem de dinheiro

Inaugurado o 41º laboratório contra lavagem de dinheiro

Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) passa a ter 41 unidades em funcionamento e outras 15 em instalação

Brasília, 16/11/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou na segunda-feira (13/11) a 41ª unidade da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ao todo, a Rede é formada por 56 unidades, sendo que 15 encontram-se em fase de estruturação e instalação.

A solenidade de inauguração foi realizada na sede do Ministério Público, em Florianópolis-SC, onde funcionam as instalações do laboratório. O evento contou a presença de promotores e de representantes do governo do Estado.

O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Luiz Roberto Ungaretti, ressaltou a importância da Rede-LAB e das unidades LAB-LD auxiliando as investigações. “O Brasil precisa mudar sua cultura investigativa. Atualmente, não basta apenas prender os envolvidos com atos ilícitos, é preciso desarticular as organizações criminosas e recuperar para o erário os recursos desviados e os ativos financeiros frutos do crime praticado”.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) do MPSC é fruto de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), por intermédio DRCI, que coordena a Rede-LAB. O objetivo é fortalecer as investigações contra crimes que afetem a ordem tributária, a Administração Pública. O Lab-LD utiliza softwares e metodologia de análise e de mineração de dados capaz de fazer cruzamentos de informações em investigações complexas que demandam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, telefônico, telemático ou fiscal de longos períodos temporais.

Pela parceria estabelecida, o DRCI fornece todo o treinamento de pessoal para o manuseio das ferramentas tecnológicas e a capacitação em técnicas de análise. O MPSC foi responsável pela montagem da infraestrutura tecnológica (hardwares, softwares) e da equipe de servidores que atuará no Laboratório. 

Rede-LAB

Rede-LAB

O primeiro Lab-LD, instalado em 2007 no DRCI, foi resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Como o projeto foi bem-sucedido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou em 2009 a replicação do modelo para outros órgãos Estaduais e Federais. O conjunto destes Laboratórios forma a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-Lab), hoje presente em todos os estados brasileiros. Sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPG

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Cursos Especiais para Gestores (Agenda Dezembro)